Gaudium news > Encerrada investigação sobre milagre atribuído ao Padre Vítor Coelho

Encerrada investigação sobre milagre atribuído ao Padre Vítor Coelho

Ribeirão Preto – São Paulo (Terça-feira, 06-09-2016, Gaudium Press) A sessão solene de encerramento do processo de investigação do possível milagre atribuído ao Servo de Deus Padre Vítor Coelho de Almeida, para a causa de beatificação, ocorreu no último dia 29 de agosto, no Tribunal da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

Gaudium Press.jpg

O processo de investigação do missionário redentorista foi aberto em 22 de julho e prolongou-se por 37 dias.

Durante este período foram ouvidas diversas testemunhas referentes ao milagre recebido pela miraculada Edilene Pavão Geraldini. A moradora da cidade paulista de Pirassununga recebeu há 23 anos o possível milagre atribuído ao Padre Vítor, alusivo a uma gravidez complicada e com risco de vida, enquanto estava internada na Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto.

O Arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, foi quem presidiu a sessão que contou ainda com a presença de Dom Darci José Nicioli, vice postulador da causa de beatificação e Arcebispo de Diamantina (MG), entre outros colaboradores do Tribunal de Ribeirão Preto e um grupo de amigos e familiares da miraculada.

Logo no início da cerimônia, os participantes fizeram a oração de invocação ao Espírito Santo, e na sequência, Dom Moacir saudou a todos e agradeceu o empenho da comissão de investigação do Tribunal.

“Para a Arquidiocese de Ribeirão Preto é motivo de alegria e gratidão por mérito do padre Vítor que por aqui também esteve pregando as santas missões, e pelo fato, também de modo especial, por ter realizado o possível milagre aqui na cidade de Ribeirão Preto, daí o sentido de realizarmos no Tribunal a investigação desse possível milagre. E, graças a Deus e a cooperação de cada um dos oficiais do tribunal, das testemunhas e dos peritos, pudemos chegar a bom termo concluindo este processo na Arquidiocese”, disse o Arcebispo.

Por sua vez, o vice postulador da causa apresentou um relato histórico da vida e do início do processo da causa de beatificação do Padre Vítor. Além disso, enalteceu a seriedade da investigação, que já tem aproximadamente 30 anos, para se chegar ao postulado de se elevar a glória dos altares uma pessoa que se destaca por suas virtudes.

“Quero agradecer o trabalho deste tribunal nomeado por dom Moacir, um trabalho de documentação, de colher os testemunhos, bem como da família daquela que foi a miraculada, da própria miraculada e de sua filha. Este trabalho também foi conduzido pela irmã Pier Paula de Farias, a quem eu agradeço. Obrigado a família, que de uma maneira muito generosa correspondeu e ajudou a irmã para que nós perscrutássemos o caso e encontrássemos a verdade. É isso que nos interessa! Se ali há a graça de Deus agindo de uma maneira especial, e é a isso que nós estamos chegando à conclusão, graças a Deus!”, ressaltou Dom Darci.

O Arcebispo de Diamantina também explicou a continuidade do processo da causa de beatificação. “Hoje, com o trabalho feito, levaremos a sagrada Congregação da Causa dos Santos, agora para uma análise de peritos de lá, para então termos o resultado. Ainda há um caminhar bastante longo. Vejam a seriedade da Igreja para encontrar onde a graça trabalha e de uma maneira especial, graças a Deus então estamos neste caminho e estamos fazendo um serviço à Igreja e temos a consciência da seriedade”.

Dando prosseguimento a sessão, Dom Moacir solicitou ao notário Padre José Sidney Gouvêa Lima a leitura dos atos do processo. Ao mesmo tempo, o prelado fez o testemunho e juramento e as assinaturas na ata final do processo de investigação.

Antes do encerramento da sessão, o Padre Antônio Carlos Santana, Juiz do Tribunal e Delegado da Investigação da Causa, fez as considerações finais. Já o Arcebispo de Ribeirão Preto concedeu um testemunho da vida do Padre Vítor. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Ribeirão Preto

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas