Gaudium news > Roma acolhe seminário para jornalistas que cobrem informações religiosas

Roma acolhe seminário para jornalistas que cobrem informações religiosas

Roma – Itália (Terça-feira, 06-09-2016, Gaudium Press) A Escola de Jornalismo da Pontifícia Universidade da Santa Cruz em Roma se encontra realizando esta semana -de 05 a 11 de setembro- a quinta edição do seminário “The Church Up Close”, dirigido especialmente para os jornalistas que se ocupam da informação religiosa. “Cobrindo o Catolicismo na época do Papa Francisco”, é o tema do evento acadêmico.

Roma acolhe seminário para jornalistas que cobrem informações religiosas 2.jpg

Tal como referiu o Padre John Wauck, presidente do comitê organizador do seminário, que é citado em nota de imprensa da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, o curso “está inspirado em uma série de aulas oferecidas aos ‘vaticanistas’ que vivem em Roma”, sendo uma “condensada, intensificada e ampliada versão das aulas adaptadas para os jornalistas de todas as partes do mundo”.

Desta maneira, o programa acadêmico se preocupa em ressaltar o importante lugar que hoje ocupam as notícias sobre religião, oferecendo ferramentas para que os jornalistas realizem uma adequada cobertura sobre a Igreja Católica e seu trabalho.

Com a presença de importantes conferencistas, o seminário se aprofunda na Igreja Católica, sua natureza, o funcionamento do Vaticano, abordando também temas da atualidade, como é a vida financeira da Santa Sé, a reforma da Cúria, os novos desafios em bioética, a Igreja na América Latina, o Magistério do Papa Francisco, a Igreja e os meios de comunicação, entre outros.Roma acolhe seminário para jornalistas que cobrem informações religiosas.jpg

Além das conferências, o programa inclui encontros com funcionários da Cúria Vaticana, assim como com os encarregados dos Conselhos Pontifícios e Congregações, especialistas em comunicação e jornalistas do Vaticano. Também compreende visitas à Basílica de São Pedro, à Capela Sistina, o centro histórico de Roma, assim como eventos especiais com o Santo Padre.

“Cobrir uma instituição tão antiga e grande como o é a Igreja Católica sempre foi um grande desafio, e hoje, quando o mundo se faz menor, se faz cada vez mais necessário inclusive cobrir histórias locais sobre a Igreja a partir de uma perspectiva global. O seminário deveria fazer isso ao repórter. E Roma é um lugar ideal para refletir sobre a religião e os meios de comunicação com jornalistas de todo o mundo”, acrescentou o Padre Wauck.

Entre os convidados especiais, o seminário conta com a presença do Cardeal George Pell, Prefeito do Secretariado para a Economia; o Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, Prefeito do Pontifício Conselho de Justiça e Paz; o Arcebispo Paul Richard Gallager, Secretário para as Relações dos Estados do Vaticano; o Padre Geni Sylva do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização; e Greg Burke, Vice-Diretor da Oficina de Imprensa da Santa Sé, entre outros. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas