Gaudium news > Catedral de São Paulo celebra seu 62º aniversário de fundação

Catedral de São Paulo celebra seu 62º aniversário de fundação

São Paulo (Quinta-feira, 08-09-2016, Gaudium Press) Por ocasião da celebração pelos 62 anos da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo, conhecida popularmente como Catedral da Sé, o Cardeal Arcebispo Odilo Pedro Scherer presidiu na última segunda-feira, 5, a Santa Missa em ação de graças pela dedicação ao templo.

Gaudium Press.jpg

Enquanto a data foi comemorada por toda a Arquidiocese como uma festa litúrgica, na própria Catedral foi celebrada como solenidade. A Igreja Mãe da Arquidiocese, a Catedral da Sé, é considerada um marco religioso, histórico e cultural da capital paulista.

Em sua homilia, Dom Odilo comentou a importância de celebrar a dedicação do templo. “Relembrando a construção desse edifício sagrado, que é dedicado a Deus com o sinal de que Deus habita entre nós, e para encontrar Deus vamos à Igreja, vamos ao templo”, disse.

Em seguida, completou: “na Catedral, temos a celebração dos Sagrados Mistérios da liturgia, dos Sacramentos, da Palavra de Deus. Momentos de alegria e de tristeza da comunidade. Quem acolhe ao templo, acolhe a igreja como um lugar de Deus, um lugar de alegria, um lugar de refúgio para buscar a esperança, a luz e a inspiração para a vida”.

Além disso, o Cardeal recordou que cada pessoa é templo de Deus:

“Deus se faz presente em nosso meio, e Jesus nos diz: ‘Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome eu estarei com eles’. Quando nos reunimos na casa de Deus, ele está no meio de nós”, acrescentou.

Por sua vez, o Padre Luiz Eduardo Baronto, cura da Catedral, ao final da cerimônia, pronunciou algumas palavras de agradecimento. “Há 62 anos esse templo era dedicado ao culto do senhor, a celebração de seus louvores, e se tornou no centro da cidade o sacramento visível do esplendor. Por isso hoje é festa para a comunidade e para todos aqueles que aqui vem nessa Catedral”, declarou.

Logo depois, o sacerdote fez memória de todas as pessoas que realizam trabalhos pastorais na Catedral, bem como todos os padres que compõem o Cabido Metropolitano e demais presbíteros que auxiliam no atendimento de confissões.

Segundo o Cura, o templo vive do zelo daqueles que ali trabalham. “Nós somos muito gratificados por essas pessoas que dedicam sua vida a cuidar do ambiente da Catedral”, ressaltou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de São Paulo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas