Gaudium news > Guarda Suíça Pontifícia celebra Jubileu

Guarda Suíça Pontifícia celebra Jubileu

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 08/09/2016, Gaudium Press) – Na tarde de hoje o Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, preside, o Jubileu dos Guardas Suíços Pontifícios e da Gendarmaria do Vaticano, na Basílica Vaticana.

Guarda Suíça Pontifícia

A Guarda Suíça Pontifícia é o nome dado ao pequeno exército vaticano responsável pela segurança do Papa, desde 22 de janeiro de 1506.

Guarda Suíça Pontifícia celebra Jubileu.jpg

Atualmente a Guarda Suíça é composta por cinco oficiais, 26 sargentos e cabos e 78 soldados. É a única guarda do mundo cuja bandeira é alterada com cada novo chefe de Estado. Isto porque ela traz sempre o emblema pessoal do Papa.

Os novos guardas são admitidos todos os anos a cada dia 6 de maio. Neste ano de 2016, 23 novos recrutas prestaram juramento de fidelidade ao Papa, diante da bandeira.

O Juramento é feito tendo a mão direita levantada e os três dedos, polegar, indicador e médio, abertos para recordar a adesão ao dogma da Santíssima Trindade.

Para ser Guarda Suíço

Fazem parte do Corpo da Guarda Suíça apenas jovens católicos, provenientes da Suíça, com diploma profissional ou ensino médio concluído, com idade situada entre 18 e 30 anos.

Os Guardas não são casados. Somente os cabos, sargentos e oficiais podem ser casados.

Antes de prestar serviço ao Papa, os jovens suíços devem realizar treinamento militar no exército suíço. O tempo previsto de serviço no Vaticano vai de dois anos, renováveis, até um máximo de 20.

O vistoso uniforme da Guarda Suíça chama a atenção dos visitantes. O desenho da farda de cetim, nas cores azul-real, amarelo-ouro e vermelho-sangue é atribuído a Michelangelo.

A língua oficial da Guarda Suíça é o alemão. Seu lema é “Com coragem e fidelidade” e seus patronos são os Santos Martinho, Sebastião, Nicolau von Flüe, “defensor da Paz e Pai da Pátria”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas