Gaudium news > Polícia chinesa sequestra Bispo de Wenzhou

Polícia chinesa sequestra Bispo de Wenzhou

Wenzhou – China (Sexta-feira, 09/09/2016, Gaudium Press) – O Bispo coadjutor de Wenzhou (Zhejiang), Dom Pietro Shao Zhumin, que pertence à Igreja católica chinesa que está em comunhão com Roma, foi sequestrado pela polícia comunista chinesa e levado para fora da diocese.

Comenta-se entre a população que o prelado tenha sido levado pela polícia para o nordeste da China, “para uma viagem”.

Ainda de acordo com informações oriundas de fiéis do local, o sequestro ocorreu pouco antes da morte de Dom Vincenzo Zhu Weifang, falecido na quarta-feira, e que o arresto tem como objetivo evitar que Dom Shao celebre os funerais do prelado morto e que possa assumir as funções de Bispo Ordinário da Diocese de Wenzhou.

Dom Shao é membro da comunidade católica não-oficial, dita “subterrânea. Sua nomeação como bispo, mesmo com mandato da Santa Sé, não é reconhecida pelas autoridades de Pequim.

O Secretário e Chanceler da Diocese de Wenzhou, Padre Paolo Jiang Sunian, que não pertence à igreja oficial, foi escoltado pela Polícia em Yunnan e um outro sacerdote, -também ele não oficial para as autoridades comunistas-, foi preso em um hotel de Hangzhou, capital da Província.

Os membros da comunidade subterrânea local foram proibidos de participar das exéquias e os membros da comunidade “oficial” devem ter uma autorização especial para estar nos funerais. As forças policiais estabeleceram que a Missa poderá ter a participação de no máximo 400 pessoas.

A comunidade católica de Wenzhou -com cerca de 120 mil membros- está dividida entre oficial e não-oficial. O governo procura punir os membros da comunidade subterrânea.

Dom Shao e o Padre Jiang já foram presos em diversas ocasiões. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas