Gaudium news > Apresentado em Fátima, Portugal, livro sobre as memórias da Irmã Lúcia

Apresentado em Fátima, Portugal, livro sobre as memórias da Irmã Lúcia

Fátima – Portugal (Sexta-feira, 09-09-2016, Gaudium Press) “Lúcia de Jesus. Memórias”, assim se intitula a edição crítica sobre as memórias da Irmã Lúcia, a vidente de Fátima, que foi apresentada nesta última quinta-feira, 08 de setembro, no marco do 24º Congresso Mariológico Internacional que se desenvolve esta semana no Santuário de Fátima.

Apresentado em Fátima, Portugal, livro sobre as memórias da Irmã Lúcia 1.jpg

A apresentação do livro, que contou com a colaboração de Cristina Sobrar, docente e investigadora da Faculdade de Letras e da Universidade de Lisboa, esteve a cargo do Reitor do Santuário, Padre Carlos Cabecinhas, que expressou: “Faltava uma edição crítica das Memórias, documento fundamental para o estudo de Fátima e sua mensagem. Os dois mais jovens videntes, Francisco e Jacinta, deixaram Lúcia como a única testemunha do que haviam experimentado. Seu testemunho se torna, por isso, fundamental e justifica a enorme atenção que suscitaram seus escritos, sobretudo as Memórias, que já foram publicadas em 19 idiomas”.

Neste sentido, o reitor recordou que “as memórias foram um dos mais eficazes instrumentos de divulgação dos acontecimentos de Fátima e de sua mensagem”.

Precisamente uma das missões do Santuário é a de preservar as fontes da mensagem de Fátima e promover seu conhecimento e sua divulgação. Algo que vai muito unido ao Congresso Mariológico que transcorre esta semana no lugar das aparições.

“O acontecimento de Fátima cem anos depois. História, mensagem e atualidade”

O Congresso, que reunirá até o próximo domingo, 11 de setembro, especialistas no tema mariano, assim como congregações, movimentos e instruções que se inspiram nesta mensagem, leva como lema “O acontecimento de Fátima cem anos depois. História, mensagem e atualidade”.

Inaugurado no dia 06 de setembro pelo Cardeal José Saraiva Martins, Prefeito Emérito da Congregação para a Causa dos Santos, Enviado Especial do Santo Padre para o evento, e promovido pela Pontifícia Academia Mariana, o Congresso se propõem a refletir em torno do acontecimento das aparições marianas ocorridas em 1917, justamente quando se aproxima o centenário do fenômeno mariano.

“Durante o congresso, que se integra no programa de celebrações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora, serão apresentados e discutidos os resultados de um estudo rigoroso, crítico e atualizado da documentação inerente à história do evento mariano ocorrido em Fátima. Por outro lado, os participantes procurarão definir linhas de investigação para o estudo e aprofundamento da mensagem de Fátima que, por seus densos conteúdos, representa uma ‘profecia’ repleta de esperança para a Igreja, a humanidade e o mundo contemporâneo”, expõem em nota de imprensa emitida pelo Santuário mariano.

Apresentado em Fátima, Portugal, livro sobre as memórias da Irmã Lúcia 2.jpg

O evento vem sendo desenvolvido a partir de várias conferências com especialistas no fenômeno de Fátima, e a partir das celebrações litúrgicas, a Santa Missa e os momentos de oração unidos à vida espiritual do Santuário.

A abertura oficial ocorreu, na manhã do dia 06 de setembro, com um evento inaugural no Centro Pastoral Paulo VI.

“Epistemologia de Fátima: escutar, narrar, ler e interpretar Fátima ao longo de um século”; “Apresentação da Documentação Crítica de Fátima (1917-1930)”; “A devoção ao Coração Imaculado de Maria”; “O conteúdo teológico da mensagem de Fátima e sua interpretação”; “Aspectos da mariologia emergentes das fontes de Fátima”; “Dizer a mensagem de Fátima: atualidade e implicações”, são os temas das conferências e painéis que vem sendo apresentados esta semana no Congresso. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas