Gaudium news > Uruguai comemorou a 38ª Jornada Nacional da Juventude

Uruguai comemorou a 38ª Jornada Nacional da Juventude

Montevidéu – Uruguai (Sexta-feira, 09-09-2016, Gaudium Press) No último final de semana, dias 03 e 04 de setembro, o Uruguai viveu a 38ª Jornada Nacional da Juventude que levou por lema “Deixemos nos abraçar pela misericórdia de Deus”. Marcada dentro do Ano Santo convocado pelo Papa Francisco, a jornada foi celebrada em cada uma das Dioceses uruguaias com diversas atividades e encontros.

Uruguai comemorou a 38ª Jornada Nacional da Juventude 1.jpg

Um dos eventos mais numerosos ocorreu na capital, Montevidéu, com a participação de 1500 jovens, que celebraram um grande encontro de Fé em torno de três patronos, testemunhas da misericórdia. Tratou-se do Servo de Deus Jacinto Vera, primeiro Bispo de Montevidéu; a Madre Teresa de Calcutá, e o sacerdote salesiano Rubén Isidro Alonso, conhecido como o “Padre Cacho”, que no Uruguai trabalhou incansavelmente pela dignidade dos mais necessitados.

Dois foram os eventos centrais que marcaram a celebração: a Vigília de Oração na noite do sábado, e a Eucaristia do domingo, presididas pelo Arcebispo de Montevidéu, Cardeal Daniel Sturla.

Durante a homilia da Santa Missa, o Cardeal se referiu aos três padroeiros da Jornada, recordando que eles, “em distintos momentos de sua vida, receberam o chamado de Jesus: ‘segue-me'”.

Disse que Dom Jacinto Vera, percorreu o país em três ocasiões, já que “sabia que em Jesus estava a salvação”. Por sua vez, o Padre Cacho “experimentou que Jesus o esperava nos mais pobres (…) Teve um desejo de conhecer a Cristo que estava indissoluvelmente unido ao seu desejo de mudar mais vidas, que foram mais dignas”.

Assinalou, também, que a Madre Teresa de Calcutá, segue sendo uma figura luminosa, “presente em todo o mundo através de suas Irmãs”.

Uruguai comemorou a 38ª Jornada Nacional da Juventude 2.jpg

“Não ficaram tranquilos nem acomodados”, acrescentou o Cardeal ao falar dos três padroeiros. Também deu graças a Deus “por ter testemunhas de Jesus Cristo. E porque Deus segue chamando os jovens para segui-lo no caminho de entrega total e radical ao Evangelho”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas