Gaudium news > Ex-prisioneiro do comunismo no Vietnã é nomeado Bispo no Canadá

Ex-prisioneiro do comunismo no Vietnã é nomeado Bispo no Canadá

Kamloops – Vietnã (Segunda-feira, 12-09-2016, Gaudium Press) A Diocese de Kamloops, Canadá, tem um novo Bispo de origem vietnamita, Dom Joseph Nguyen, que teve que fugir de seu país em 1987 para poder fazer-se sacerdote. O novo prelado foi ordenado no dia 25 de agosto na primeira ordenação episcopal celebrada localmente desde a criação da Diocese em 1945.

Ex-prisioneiro do comunismo no Vietnã é nomeado Bispo no Canadá.png

“Hoje começo uma parte completamente nova de meu ministério”, afirmou o novo Bispo em suas palavras após a cerimônia. “Saúdo de uma maneira especial ao clero, religiosos, seminaristas e leigos desta grande Diocese de Kamloops. Eu sou ordenado para vocês. Venho antes de vocês como seu pastor”. O prelado indicou que todos os sucessos da vida são uma mensagem de Deus, que pode ouvir-se tanto nos bons tempos como nas dificuldades. “Através das tribulações perseveramos e permanecemos fiéis. Deus encontrará um caminho para vocês, se forem fiéis a Ele”.

Dom Nguyen conhece as dificuldades em carne própria, tendo nascido em uma família católica do Vietnã e sendo o mais velho de 10 irmãos. Devido a chegada do comunismo, tratou de fugir várias vezes e teve que passar um tempo na prisão antes de poder deixar o país para seguir sua vocação ao sacerdócio. Chegou ao Canadá em 1987 e serviu posteriormente na Arquidiocese de Vancouver durante 24 anos, onde chegou a ser nomeado Vigário geral.

A ordenação episcopal congregou a mais de 2 mil pessoas do Canadá, Vietnã e Estados Unidos, incluindo ao pai do prelado e uma Irmã religiosa. Dom Nguyen sucede a Dom David Monroe em uma Diocese com 65 paróquias e missões e 30 templos em territórios de Nações Originárias. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas