Gaudium news > Santuário dos Mártires, em Natal, organiza festividade em honra aos Padroeiros

Santuário dos Mártires, em Natal, organiza festividade em honra aos Padroeiros

Natal – Rio Grande do Norte (Terça-feira, 13-09-2016, Gaudium Press) A população católica da capital potiguar mantém as expectativas para a possível canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu.

Gaudium Press.jpg

O Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, em outras ocasiões, havia admitido que o processo se encontrava em fase conclusiva, alegando que o interesse do Papa Francisco para com essa história estava ficando cada vez maior, o que aumenta ainda mais as esperanças da Igreja de Natal para a concretização deste desejo.

Enquanto a causa permanece em andamento, a Paróquia do Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, celebra a tradicional festa dos seus padroeiros entre os dias 23 de setembro e 3 de outubro.

A abertura dos festejos em honra aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu acontece no dia 23, às 19h, com hasteamento das bandeiras, seguida pela celebração de uma Santa Missa.

A partir do dia 24, em todas as noites, às 19 h, será celebrado um novenário em honra aos padroeiros. O primeiro dia da cerimônia, inclusive, será presidido pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.

As comemorações serão encerradas em 3 de outubro. Para este dia, haverá uma extensa programação religiosa.

Logo pela manhã, às 8h30, os fiéis participam da procissão pelas principais ruas do bairro.

Depois, às 9h30, será realizada a missa solene, presidida pelo Arcebispo Emérito, Dom Matias Patrício de Macêdo.

Por fim, às 14h, os católicos acompanham a romaria com destino ao Monumento dos Mártires, em Uruaçu, São Gonçalo do Amarante.

Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Beatificados em 2000, por São João Paulo II, na Praça de São Pedro, em Roma, os Mártires de Cunhaú e Uruaçu possuem sua história remontada com base no período em que holandeses calvinistas tinham ocupado os territórios da região nordeste do país, entre 1630 e 1654. Naquele tempo, os guerrilheiros queriam obrigar os católicos a se converterem ao calvinismo, proibindo até a celebração da Santa Missa.

Neste período, em 1645, os católicos do Engenho de Cunhaú foram martirizados durante a Celebração Eucarística, de maneira violenta, sendo que o caso voltou a ter um novo episódio em Uruaçu três meses depois. De acordo com relatos, na ocasião, o camponês Mateus Moreira teve seu coração arrancado pelas costas. E estando prestes a morrer, emitiu em voz alta as suas últimas palavras: “Louvado seja o Santíssimo Sacramento!”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Natal

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas