Gaudium news > Universidades católicas são fonte abundante de vocações nos EUA

Universidades católicas são fonte abundante de vocações nos EUA

Washington – Estados Unidos (Terça-feira, 13-09-2016, Gaudium Press) Universidades Católicas como o “Thomas Aquinas College” da Califórnia ou a Universidade Franciscana de Steubenville reportam um grande número de vocações entre seus estudantes. A integração da vida sacramental na comunidade educativa e a promoção do discernimento vocacional, além de uma consistente identidade religiosa figuram entre as chaves para dar um fruto de grande relevância na vida atual da Igreja.

Universidades católicas são fonte abundante de vocações nos EUA.jpg

As estatísticas dos campi são notáveis. Segundo o National Catholic Register, a Universidade Franciscana de Steubenville, fundada em 1946 e com um número aproximado de 2.500 alunos, conta com 700 ex-alunos que se fizeram posteriormente sacerdotes ou religiosos; 400 deles ainda vivem. Por sua parte, o ‘Thomas Aquinas College’ da Califórnia produziu entre seus ex-alunos cerca de 400 vocações sacerdotais e religiosas.

“Este é o fruto natural de uma educação católica fiel”, assegurou ao NCRegister Anne Forsyth, Diretora de Relações institucionais do Thomas Aquinas College. “Nosso modo de vida inteiro na universidade motiva aos estudantes a pensar sobre suas vocações”. O centro educativo convoca a encarregados de vocações de várias comunidades religiosas e Dioceses e vincula a estudantes varões em um programa de acolitado. O ambiente da comunidade educativa se beneficia de quatro Missas diárias e a disponibilidade de capelães para administrar o sacramento da Confissão e guiar os alunos através da Direção Espiritual.

Além da vivência da Fé, a doutrina da Igreja informa os conteúdos acadêmicos das diferentes disciplinas. “A universidade me mostrou a consistência da verdade com a vida católica, e que esta verdade de algo o qual devo ordenar minha vida”, recordou o Padre Brendan Kelly, ex-aluno do Thomas Aquinas e professor do Seminário na Diocese de Lincoln. Para ele, quando se apresenta a verdade como um todo, “considerar a vida religiosa se converte em algo normal para os homens e mulheres católicos”.

O Padre Mark Bristol, da Diocese do Brooklyn e ex-aluno da Universidade Franciscana de Steubenville, recorda a importância do programa de discernimento em sua instituição educativa. “Nós oramos juntos, aprendemos juntos e nos apoiamos mutuamente enquanto discerníamos nossas vocações”, relatou, ao mesmo tempo que destacou a vida litúrgica da comunidade educativa e sua vida social iluminada pela Fé. O testemunho aberto da Fé por parte dos professores e as normas e modo de vida das residências universitárias influenciaram positivamente em sua vida. “Não há pressão social para envolver-se em comportamentos que vão contra a Fé, mas a pressão social em seu lugar motiva à santidade. Isto resulta no fomento das vocações ao sacerdócio e a vida religiosa”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas