Gaudium news > CNBB realiza assembleia em Manaus sobre a importância do leigo na Igreja

CNBB realiza assembleia em Manaus sobre a importância do leigo na Igreja

Manaus – Amazonas (Quarta-feira, 14-09-2016, Gaudium Press) A 44ª edição da Assembleia de Pastoral do regional Norte 1 da CNBB vem sendo realizada desde segunda-feira, 12, e conta com a presença dos bispos das arquidioceses, dioceses e prelazias do Amazonas e Roraima.

Gaudium Press.jpg

Até o momento, os participantes estão estudando o Documento 105 da CNBB: “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”.

A assembleia, que segue até esta quinta-feira, 15, foi aberta oficialmente com a missa presidida pelo bispo da prelazia de Tefé (AM) e secretário do regional Norte 1 da CNBB, Dom Fernando Barbosa dos Santos.

Na ocasião, o prelado destacou a necessidade de tornar a Igreja cada vez mais acolhedora e desejou que Deus abençoasse o encontro “para que as trocas de experiências fossem frutuosas e os clérigos e leigos sejam cada vez mais portadores da boa nova do Senhor”.

Além disso, foi ressaltada a intenção de se aprofundar a reflexão e ao mesmo tempo verificar meios para que os planos de pastorais possam ajudar os leigos, que por sua vez, iriam auxiliar os bispos, sacerdotes e religiosos na evangelização da Igreja e da sociedade.

“É algo que vai mexer muito conosco porque o protagonismo do leigo é na Igreja, através das pastorais, dos movimentos, dos serviços e dos organismos”, afirmou Dom Fernando. “Mas é também uma participação na sociedade, no mundo da política, no trabalho, na educação, na saúde, na cultura, nos meios de comunicação, em tudo. É algo muito amplo”, acrescentou.

Já a exposição sobre a temática dos leigos foi feita pelo assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, Laudelino Augusto dos Santos Azevedo.

Na noite de terça-feira, 13, os participantes da assembleia visitaram o seminário arquidiocesano São José, em Manaus. No local, houve celebração eucarística que recordou os 50 anos de ordenação presbiteral dos bispos eméritos de Tefé, Dom Mário Clemente Neto, e de Coari (AM), Dom Gutemberg Freire Régis.

O momento também ficou marcado pela comemoração dos 45 anos de ordenação sacerdotal do bispo de Borba (AM), Dom Eloi Roggia. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas