Gaudium news > Um novo recorde para o Caminho de Santiago: mais de 200 mil peregrinos em 2016

Um novo recorde para o Caminho de Santiago: mais de 200 mil peregrinos em 2016

Santiago de Compostela – Espanha (Quinta-feira, 15-09-2016, Gaudium Press) Este Ano Santo da Misericórdia tem sido uma época especial para o Caminho de Santiago. A famosa rota europeia, que tem como meta o túmulo do Apóstolo Santiago em Compostela, alcançou em agosto uma cifra recorde para 2016: mais de 200 mil peregrinos percorreram a pé ao menos 100 quilômetros, ou 200 em bicicleta, para venerar as relíquias do Padroeiro da Espanha.

Gaudium Press.jpg

De acordo com dados apresentados pelo Departamento de Acolhida do Peregrino, que é o encarregado de entregar à Compostela o certificado que recebem os peregrinos ao culminar a rota, umas 200.263 pessoas chegaram à Catedral compostelana ao concluir 31 de agosto.

Precisamente, o Departamento de Acolhida do Peregrino selou em agosto o número 200 mil à Dulce Frazao, uma peregrina de 44 anos, procedente de Fátima, Portugal, que junto com seu esposo, sua filha e uns amigos percorreu a rota primitiva até Santiago desde a cidade de Lugo.

Seguindo este incremento no número de peregrinos, pode-se em 2016 superar a cifra mais recente do Ano Santo Jacobino celebrado em 2010. Desde já se superou a do Ano Compostelano de 2004, quando 179.994 peregrinos chegaram à Catedral de Santiago.

2016 foi um muito bom ano para a famosa peregrinação. As cifras de julho também foram muito significativas. Para este mês, mais exatamente a semana prévia ao 25 de julho -quando se comemora a Solenidade de São Tiago Apóstolo- uns 8.235 peregrinos concluíram sua peregrinação a partir de diversas rotas que levam à Catedral, superando as cifras dos 7.735 do ano de 2015, inclusive as do mais recente Ano Santo Jacobino celebrado em 2010, quando para a data chegaram a Compostela uns 8.080 peregrinos.

Na véspera da festa do Apóstolo, dia 24 de julho, concluíram o caminho 6.100 peregrinos, registrando-se também 33.039 desde o dia 1º de julho.

A peregrinação ao Caminho de Santiago de Compostela se remonta à primeira metade do século XI, após o descobrimento do sepulcro do Apóstolo Santiago, tendo grande auge durante a Idade Média.

Atualmente, para chegar à Catedral de Compostela, meta do caminho, podem tomar-se várias rotas, uma das mais conhecidas é o caminho francês, declarado Patrimônio da Humanidade em 1993 pela Unesco, assim como Itinerário Cultural Europeu pelo Conselho da Europa.

Para se concluir o caminho completo, é necessário praticamente um mês a pé, mais exatamente uns 27 dias desde Saint Jean de Port, na França, até a capital da Galícia, que se situa no extremo ocidental da Espanha.

Cada peregrino decide como realizar a rota jacobina tomando suas diferentes opções, alguns inclusive, após chegar a Compostela, decidem caminhar alguns quilômetros a mais até Finisterre, onde são famosos os pores de sol.

Entre os múltiplos títulos com os quais conta o Caminho de Santiago, também é conhecido como a “Avenida da Europa”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas