Gaudium news > Centro de Estudos do Sumaré, no Rio, acolhe Seminário de Comunicação arquidiocesano

Centro de Estudos do Sumaré, no Rio, acolhe Seminário de Comunicação arquidiocesano

Rio de Janeiro (Sexta-feira, 16-09-2016, Gaudium Press) A terceira edição do Seminário de Comunicação da Arquidiocese do Rio de Janeiro, direcionado a sacerdotes e assessores leigos de todo o Brasil, vem ocorrendo desde terça-feira, 13, no Centro de Estudos do Sumaré.

Ao longo do evento, que prossegue até sexta-feira, 16, alguns temas estão sendo discutidos entre os participantes, como por exemplo, o fato de como a Igreja auxilia os jornalistas na busca da verdade e como os novos meios de comunicação podem criar uma cultura de colaboração e de encontro com Deus e com o próximo.

As conferências e os temas do encontro foram trabalhados e apresentados pelo Monsenhor Dario Edoardo Viganò, Prefeito da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé (Vaticano), pelo Padre José Maria La Porte, Decano da faculdade de Comunicação Institucional da Universidade Santa Croce e professor de fundamento da Comunicação Institucional e Doutrina da Igreja sobre Comunicação, em Roma, e por Mayalla Miranda, que inclusive, comentou as oportunidades e riscos da internet.

O idealizador do evento, Padre Arnaldo Rodrigues, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, acredita que através deste seminário, os participantes terão a possibilidade de colaborar para que a Igreja Católica no Brasil possa utilizar os novos meios de comunicação para comunicar-se com mais eficiência. “Nossa preocupação enquanto Igreja não é só de comunicar, mas de comunicar-se bem, de forma mais profissional, clara e objetiva, sem esquecer jamais a base evangélica e doutrinária. Além disso, é uma forma de manter-se conectados e atualizados junto a todas as Igrejas do Brasil”, explicou.

Por sua vez, o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Devair Araújo da Fonseca, declarou: “nossa expectativa é a da troca de experiências, de aprofundar os nossos conhecimentos sobre os meios de comunicação da Igreja, particularmente, de como podemos melhorar a comunicação, como nós podemos aprimorar aquele trabalho que já é feito. Já existe muita coisa sendo feita, mas nós podemos sempre melhorar, sobretudo na questão da comunicação com os meios digitais e como nós podemos usar estes recursos. E esta troca de experiências com outras dioceses, principalmente com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, nos ajuda a ver aqueles pontos que nós temos já avançados e a ver quais são os pontos em que podemos avançar ainda mais”. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas