Gaudium news > Arcebispo de Turim fala do “grande tesouro da escola”

Arcebispo de Turim fala do “grande tesouro da escola”

Turim – Itália (Sexta-feira, 16-09-2016, Gaudium Press) Por ocasião do novo ano escolar 2016-2017, que começou neste mês de setembro, o Arcebispo de Turim, Itália, Dom Cesare Nosiglia, dirigiu uma mensagem aos fiéis de sua Diocese, assim como às pessoas de boa vontade da cidade, na qual destaca a importância da educação e a formação das novas gerações. “O grande tesouro da escola” é o título da missiva.

Arcebispo de Turim.jpg

“Queridos estudantes, pais de família, dirigentes, docentes e comunidade cristã e civil do território da Diocese. Ao início do novo ano escolar (…) Desejo expressar meus melhores desejos para dizer-lhes que a comunidade eclesial está perto de vocês queridas crianças, adolescentes e jovens, como também aos seus pais e a quantos participam na escola para sua formação e dedicando suas energias para seu crescimento moral, espiritual, cultural e civil, com o conhecimento de realizar um serviço fundamental não apenas para cada um de vocês, mas também para o desenvolvimento de nossa sociedade e para a realização do bem comum”, escreve o Arcebispo ao iniciar a mensagem.

Dom Nosiglia recorda as palavras que disse o Papa Francisco durante sua viagem pastoral a Turim em 2015, quando destacou a importância da educação das novas gerações. Naquela ocasião o Pontífice afirmou que a formação “representa a inversão mais importante que se pode fazer sem nenhuma demora”.

“Ao mesmo tempo -continua o Arcebispo de Turim-, a escola se comprometeu com o cidadão europeu ou mundial. Sem renunciar a rica identidade histórico-cultural de nosso país, a escola está chamada a ampliar os horizontes não apenas do conhecimento, mas do encontro fraterno e a amizade com tantos outros alunos de culturas diferentes e tradições. A cultura é de fato princípio e fonte da liberdade, da democracia, da maturidade e da promoção integral da própria pessoa”.

Neste sentido, o prelado diz que a escola “assume e desempenha um serviço decisivo para este objetivo”, já que “une o conhecimento, a competência e o crescimento ético de cada aluno”.

Em outro momento sublinha que a escola deve ser também lugar “onde se experimenta a beleza e a positividade de estar juntos fazendo equipe, porque somente assim a vida de cada um se faz significativa, bela, boa e fiel (…) Somos responsáveis por um futuro melhor para toda a sociedade”.

O Arcebispo diz, por sua vez, que é importante ver a escola “como um patrimônio e uma responsabilidade de toda a sociedade italiana e de cada cidadão”. Por isso, “vale a pena dedicar à escola os melhores recursos, meios e o pessoal qualificado, valorizando ao máximo a potencialidade da qual é portadora”, continua Dom Nosiglia.

Ao concluir a mensagem, o prelado convoca os fiéis de sua Diocese para que participem na “Semana da Escola”, que animará a jurisdição eclesial desde o domingo, 02 de outubro, até o sábado, 08. A jornada busca favorecer a reflexão, dentro do âmbito educativo, de um tema importante abordado pelo Santo Padre na Encíclica ‘Laudato Si’, que é o cuidado da criação.

“Afrontaremos com amplitude e abertura cultural o problema da ecologia (…) e o compromisso comum por custodiar, conservar e transmitir também às novas gerações ou patrimônio dos valores naturais, humanos e éticos próprios de ‘nossa mãe terra’, como a chamava o padroeiro da Itália, São Francisco de Assis”, pontualiza Dom Nosiglia. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas