Gaudium news > Dom Hummes revela como surgiu a intenção da canonização dos Mártes de Cunhaú e Uruaçu

Dom Hummes revela como surgiu a intenção da canonização dos Mártes de Cunhaú e Uruaçu

Redação (Segunda-feira, 19-09-2016, Gaudium Press) O Cardeal Arcebispo Emérito de São Paulo e Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, Cláudio Hummes, explicou recentemente como surgiu a intenção da canonização dos primeiros protomártires nativos do Brasil.

Gaudium Press.jpg

Dom Cláudio foi recebido pelo Papa Francisco no dia 15 de setembro, estando acompanhado pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. No Vaticano, eles trataram do andamento do processo.

Segundo o Arcebispo Emérito, em outubro próximo, a causa retorna para a Congregação das Causas dos Santos, para ser avaliada e encaminhada ao Pontífice. “Levantei esta causa tempo atrás com o Papa Francisco, lembrando que ele havia canonizado outros beatos históricos antigos e que não há mais muita documentação a ser levantada. Ele já canonizou o beato Anchieta, o Padre Fabro, um dos fundadores da Companhia de Jesus”, afirmou.

“Numa audiência que tive com ele (Papa Francisco), me recordei destes nossos mártires e pensei: ‘por que não apresentar ao Papa esta questão?’. E escrevi em um memorando ‘se não era possível pensar numa canonização'”, explicou Dom Hummes.

Ainda conforme o Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, o Santo Padre reagiu de forma positiva quando ouviu o nome dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. Logo, pediu para que o purpurado conversasse com o Cardeal Angelo Amato, com o Presidente da CNBB, Dom Sérgio da Rocha, e por fim, com o Arcebispo de Natal, Dom Jaime, acerca do assunto.

“E na carta do Cardeal Amato constava o meu nome porque eu tinha apresentado a questão ao Papa. E foi por isso que Dom Jaime quis que eu estivesse com ele nesta audiência, neste momento em que ele sabe que a coisa está andando bem”, acrescentou o Arcebispo Emérito de São Paulo. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas