Gaudium news > Cardeal do Rio marca presença em assembleia de círculos bíblicos

Cardeal do Rio marca presença em assembleia de círculos bíblicos

Rio de Janeiro (Segunda-feira, 19-09-2016, Gaudium Press) Na Semana da Pátria, como é costumeiramente chamado o período em que é celebrada a Independência do Brasil, em 7 de setembro, a Arquidiocese do Rio de Janeiro, por meio do Vicariato Jacarepaguá, acolheu a 9ª edição da Assembleia dos Círculos Bíblicos.

Gaudium Press.jpg

Na ocasião, a assembleia realizada na Paróquia São Francisco de Paula, na Barra da Tijuca, teve início com a Santa Missa presidida pelo Cardeal Arcebispo Orani João Tempesta. Entre os concelebrantes estavam o vigário episcopal do Vicariato Jacarepaguá, Cônego Robert Józef Chrzaszcz, o pároco do Santuário Nossa Senhora do Loreto, na Freguesia, Padre Sebastião Noronha Cintra, e o pároco da Paróquia Sagrada Família, na Taquara, Padre Roberto Barbosa de Melo.

Em sua homilia, Dom Orani lembrou sobre a importância dos Círculos Bíblicos como presença da Igreja na região geográfica da comunidade paroquial. “Seu objetivo é fazer com que as pessoas encontrem a vida em Cristo, se aproximem mais, sejam mais solidárias, se conheçam melhor, criando novas comunidades fraternas”. Disse.

O purpurado reforçou ainda a necessidade de multiplicar os grupos, uma vez que muitas famílias iniciam sua experiência com Deus através da reflexão da Palavra em suas casas.

“Um vizinho convida para a sua casa para fazer a partilha e, assim, muitas das pessoas voltam ou começam a se aproximar da Igreja, dos sacramentos, participando depois das missas e da vida eclesial”, explicou.

Além disso, o Arcebispo do Rio de Janeiro elogiou a realização da assembleia, como uma maneira de fortalecer e animar a caminhada dos Círculos Bíblicos, além de incentivar os agentes a multiplicar os grupos.

“Pelo encontro dos vários grupos, temos a oportunidade de verificar a vitalidade do trabalho. Uma imensa riqueza. A unidade entre nós nos leva a uma missionariedade que deve dar frutos na vida e na caridade como Igreja presente nessa sociedade”, acrescentou.

De acordo com o Cônego Robert, a programação contou ainda com Adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida pela oração do Santo Terço da Misericórdia e a entrada solene da Bíblia Peregrina.

“A Bíblia Peregrina, própria do vicariato, visita no mês de setembro todas as paróquias, uma a cada dia, e todos os grupos dos Círculos Bíblicos se reúnem em volta da Bíblia para fazer o seu encontro. É a forma que encontramos para celebrar em setembro o Mês da Bíblia”, ressaltou.

Já o tema principal da assembleia foi retirado do livro de Miquéias: “Praticar a justiça, amar a misericórdia e caminhar com Deus” (Mq 6,8) e apresentado pelo vigário paroquial da Paróquia São Francisco de Paula, Frei Célio Ferreira, da Ordem dos Mínimos, que também é animador dos Círculos Bíblicos no Vicariato Jacarepaguá. “Eu acompanho os grupos de perto, visitando e animando os participantes. Não tem segredo, só precisa de boa vontade”, comentou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas