Gaudium news > Região do Lacio prepara peregrinação de 100 km à Cidade Eterna

Região do Lacio prepara peregrinação de 100 km à Cidade Eterna

Roma – Itália (Quarta-feira, 28-09-2016, Gaudium Press) Centenas de pessoas da região italiana do Lacio caminharão por volta de 100 quilômetros até a Cidade Eterna para comemorar o Jubileu Extraordinário da Misericórdia. O evento, intitulado “Todos os caminhos conduzem a Roma”, ocorrerá entre os dias 04 e 08 de outubro iniciando na ‘Via Francigena’ -uma das rotas de peregrinação mais antigas da Itália-, com a colaboração de várias instituições presentes na região italiana, para celebrar também o Dia da Terra.

Gaudium Press.jpg

Apresentada na semana passada, a iniciativa vai em sintonia com o convite do Papa Francisco para este Ano Santo quando recordou que a peregrinação é um sinal peculiar deste tempo jubilar, já que “a vida é uma peregrinação e o ser humano é ‘viator’, um peregrino que percorre seu caminho até alcançar a meta anelada'”.

“Também para chegar à Porta Santa em Roma e em qualquer outro lugar, cada um deverá realizar, de acordo com as próprias forças, uma peregrinação. Isto será um sinal do fato que também a misericórdia é uma meta por alcançar e que requer compromisso e sacrifício. A peregrinação, então, seja estímulo para a conversão: atravessando a Porta Santa nos deixaremos abraçar pela misericórdia de Deus e nos comprometeremos a ser misericordiosos com os demais como o Pai o é conosco”, escrevia o Pontífice na Bula convocatória do Ano Jubilar.

Quatro serão os caminhos envolvidos que se somarão aos cem quilômetros prévios até a capital italiana: a Via Francigena do Norte, a Via Francigena do Sul, o Caminho de Francisco e o Caminho de São Bento. As peregrinações mais conhecidas da Itália, que conduzem a Roma.

“A Região do Lacio quis dar um novo impulso ao Sistema dos Caminhos regionais integrando e enriquecendo-o com um projeto de promoção ligado aos lugares símbolo da espiritualidade na região do Lacio. A iniciativa contará com uma série de associações de caminhantes que promovem nossas Vias de Fé para valorizar melhor nossos territórios no espírito do caminho como momento de conhecimento, de encontro e de crescimento”, assinalou Quirino Briganti, coordenador da peregrinação.

Gaudium Press.jpg

Vários serão os momentos que se viverão durante o caminho. Se começará no dia 04 de outubro justamente quando se celebra a festividade de São Francisco de Assis, Padroeiro da Itália. A chegada dos caminhantes a Roma está prevista para o dia 08 de outubro quando serão recebidos na Basílica de São Paulo Extramuros onde haverá uma Missa presidida pelo Cardeal Agostino Vallino, Vigário do Papa para a Diocese de Roma.

A romaria será concluída no domingo, 09 de outubro, com a comemoração da Jornada do Caminhante e a etapa final da caminhada na Praça de São Pedro. Ali estarão presentes na oração do Ângelus do Santo Padre.

A Via Francigena é um caminho que percorre a Itália a partir da fronteira com a Suíça até Roma, seguindo os passos dos antigos peregrinos que começaram a viajar até Roma no século VII. O percurso funciona hoje de maneira muito similar ao Caminho de Santiago, já que os caminhantes -alguns ciclistas-, devem ter uma credencial para os selos das diferentes etapas que se realizem.

Entretanto a Via de São Francisco, segue os passos do santo padroeiro da Itália. Ela pode ser realizada a partir de várias rotas: a do Sul, a do Norte e a de Roma. Por sua vez o Caminho de São Bento, percorre 300 quilômetros a partir do Montes Sibillini, passando pelos lugares mais significativos de São Bento de Núrsia. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas