Gaudium news > Missionários salesianos saem para evangelizar o mundo

Missionários salesianos saem para evangelizar o mundo

Turim – Itália (Sexta-feira, 30-09-2016, Gaudium Press) “Testemunhas de Deus entre os necessitados” é o lema da expedição número 147 dos missionários salesianos que começou no último domingo, 25 de setembro, desde Turim para o mundo: 46 missionários da Congregação Salesiana, de diversas nacionalidades, foram enviados para evangelizar a vários pontos do planeta.

O envio missionário, que ocorre todos os anos na Basílica de Maria Auxiliadora em Turim -casa da família salesiana-, é uma tradição que começou com o próprio São João Bosco no dia 11 de novembro de 1875. Naquela oportunidade um grupo de missionários, entre eles sacerdotes e jovens, partiram até a América, chegando à Patagônia, Argentina, o que marcou o início da expansão da Congregação pelo Novo Continente.

A cada ano o Reitor Maior dos Salesianos, em nome de Dom Bosco, preside a celebração de envio durante uma Missa no templo de Maria Auxiliadora, ali entrega a cada um o crucifixo missionário, que é sinal de envio evangelizador e educativo, e recordação da primeira expedição da Argentina.

“Somos herdeiros de uma tradição mais que centenária de nossa Família Salesiana. Proclamai com valentia a infinita misericórdia e gratidão da parte de Deus, que se manifesta sobretudo entre os mais pobres e necessitados”, foram as Palavras que dirigiu o Reitor Maior, Dom Ángel Fernández Artime, ao saudar aos missionários durante a Missa de envio do último domingo.

Durante a homilia, o sucessor de Dom Bosco também destacou a humanidade para transmiti-la no próprio serviço “a que haveis recebido de vossas famílias e cultura, e a profunda que alimentais diariamente na relação confiada com o Senhor”.

Além disso, lhe convidou a ser testemunhas da misericórdia optando sempre pelos últimos, os mais necessitados, sem deixar de lado o anúncio da Boa Nova, inspirada em Dom Bosco. “Ajudando-lhes a salvar suas vidas abrindo seu coração ao serviço dos últimos”, manifestou o Reitor Maior.

Participam desta 147ª expedição 18 salesianos, 19 Filhas de Maria Auxiliadora, 8 voluntárias e um voluntário, quem foram confiados à maternal proteção de Maria Auxiliadora.

Entre os missionários se encontra o sacerdote mexicano Gabriel Cruz que esperou cerca de 20 anos desde que pela primeira vez solicitou permissão para partir como missionário após uma experiência que viveu com uma comunidade indígena em seu país. “O grupo missionário nos convidou a ir durante a Páscoa entre os indígenas da cidade de Oaxaca. Meu coração ficou tocado por aquela experiência, tanto que depois repeti cada ano no período da Páscoa”.

Outro dos missionários recebeu sua vocação de maneira diferente. “Eu não era católico. Estando no estrangeiro sofri um acidente no mar. Me vi arrastado pela correnteza e estive a ponto de afogar-me. Não conseguia chegar à margem. Me salvei milagrosamente. Então senti uma sacudida interior e comecei a pensar em minha vocação: a vontade de Deus para mim”, comentou o Padre Reto Wanner, salesiano coadjutor suíço de 44 anos. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas