Gaudium news > Católicos na Etiópia celebram tradicional festa de Meskel, Encontro da Santa Cruz

Católicos na Etiópia celebram tradicional festa de Meskel, Encontro da Santa Cruz

Adís Adeba – Etiópia (Segunda-feira, 03-10-2016, Gaudium Press) Os católicos na Etiópia celebraram a tradicional festa do Meskel, a celebração do encontro da Santa Cruz, que se comemora no 17 Meskerem do calendário etíope (27 de setembro do calendário gregoriano). O Vigário Geral da Arquidiocese de Adís Adeba, Padre Tesfay Woldemariam, presidiu o rito de acender uma grande fogueira que recorda a tradição segundo a qual a Imperatriz Santa Helena viu em sonhos que receberia a indicação onde se encontrava a Santa Cruz seguindo a fumaça de uma fogueira, como de fato sucedeu.

Católicos na Etiópia celebram tradicional festa de Meskel, Encontro da Santa Cruz.jpg
O Vigário Geral da Arquidiocese de Adís Adeba, Padre Tesfay Woldemariam,
preside o acendimento da Demera. Foto: AMECEA News.

“Em nossa Igreja sempre recordamos a Paixão da Cruz, começamos tudo com o sinal da Cruz em nome da Santíssima Trindade”, recordou o prelado. “Estamos chamados a refletir sobre o mistério da Santíssima Trindade em nosso Batismo e imitar a Misericórdia da Santíssima Trindade em nossas vidas”. O Vigário Geral acrescentou que a Cruz é o símbolo dos cristãos e representa o amor à paz e a força para seguir o chamado de Jesus.

A Santa Cruz é inspiração para os crentes em sua realidade cotidiana. “Como Nosso Senhor carregou sua Cruz, também temos que carregar nossa Cruz terrena a cada dia e olhar a Verdadeira Cruz de Nosso Senhor que nos dá força, assim devemos celebrar a festa da Cruz com grande espiritualidade e amor por Deus e nosso próximo”, comentou o Padre Woldemariam.

Os coros entoaram hinos de louvor enquanto o Padre Woldemariam e outros sacerdotes acenderam a grande fogueira, que recebe o nome de Demera. As toras da fogueira normalmente são decoradas com flores em antecipação à festa e as cinzas são empregadas para a Quarta-feira de Cinzas. A festa tem grande importância no país pela tradição de que uma parte da Cruz haveria chegado à Etiópia através do Egito e teria sido enterrada na montanha de Amba Geshen. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas