Gaudium news > Vaticano inicia hoje Primeira Conferência Mundial sobre Fé e Esporte

Vaticano inicia hoje Primeira Conferência Mundial sobre Fé e Esporte

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 05-10-2016, Gaudium Press) Nessa quarta-feira, na Sala Paulo VI, no Vaticano, com a presidência do Papa Francisco será realizada a abertura da Primeira Conferência Mundial sobre Fé e Esporte.

unnamed.jpg

Participam do evento, entre outros, o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, e o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bac

A Primeira Conferência Mundial sobre Fé e Esporte, que levará como título “O esporte a serviço da fé” será realizada de hoje até a próxima sexta-feira, no Vaticano.

O anúncio do evento, organizado pelo Pontifício Conselho para a Cultura, foi feito ainda ontem, na Sala de Imprensa da Santa Sé, numa coletiva dirigida pela vice-diretora da Sala Stampa da Santa Sé, Paloma Garcia Ovejero, com a participação do Cardeal Gianfranco Ravasi e de Mons. Melchor Sánchez de Toca y Alameda, respectivamente, presidente e subsecretário do referido dicastério vaticano.

Além disso, o evento conta com a colaboração da Organização das Nações Unidas e do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Explicação

Pronunciando-se durante a conferência de Imprensa, o Cardeal Ravasi explicou porque um dicastério vaticano para a cultura pode interessar-se pelo esporte. Ele afirmou que o conceito de cultura não é mais o tradicional, “hoje é mais antropológico, abraça todos os campos”:

“Podemos dizer que se tornou, como a música, um valor universal, por isso nos interessamos pelo esporte”, disse o cardeal, que logo acrescentou que o esporte é parte daquela categoria que o gregos chamavam de paidea, formação”, ressaltando, então a criatividade e o aspecto pedagógico formativo nele contidos.

Para o purpurado, o esporte envolve corpo e espírito, inteligência e membros: esta atividade lúdica hoje envolve a fé, a religião no sentido mais amplo possível, disse que é preciso voltar ao esporte como componente moral, “voltar autenticamente aos valores morais, capitais do esporte”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas