Gaudium news > Missa na Casa Santa Marta: Papa aponta Três atitudes para com o Espírito Santo

Missa na Casa Santa Marta: Papa aponta Três atitudes para com o Espírito Santo

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 06-10-2016, Gaudium Press) – As leituras da liturgia de hoje, 06/10, falam do Espírito Santo. E dele o Papa Francisco tratou ao dirigir-se aos presentes na tradicional Missa celebrada na Capela da Casa Santa Marta:

O Espírito Santo “é o grande dom do Pai. É a força que faz a Igreja sair com coragem para chegar aos confins da terra. O Espírito é o protagonista deste caminhar da Igreja. Sem Ele, há fechamento, medo”, disse o Francisco ao iniciar sua homilia na Missa matutina presidida por ele.

Três atitudes diante do Espírito Santo

Francisco descreveu três comportamentos diversos que se pode ter com o Espírito Santo: crer sermos justificados pela Lei e não por Jesus; entristecer o Espírito Santo não deixando que Ele nos inspire e o abrir-se ao Espírito Santo, deixando que Ele nos leve avante.

Primeira atitude: justificados pela Lei

O primeiro comportamento foi reprovado por São Paulo ao dirigir-se aos Gálatas: crer de serem justificados pela Lei e não por Jesus. Eram rígidos, apegados à Lei, hipócritas e atacavam Jesus:

Um “apego à Lei faz ignorar o Espírito Santo. Não deixa que a força da redenção de Cristo se sobressaia com o Espírito Santo. Ignora. Existe somente a Lei.
É verdade que existem os Mandamentos e nós devemos seguir os Mandamentos, mas sempre pela graça deste grande dom que o Pai nos deu, seu Filho, dom do Espírito Santo.
Assim, se entende a Lei, e não reduzir o Espírito e o Filho à Lei”.

Ignorar o Espírito Santo

Para o Pontífice, “este era o problema daquela gente: ignoravam o Espírito Santo e não sabiam ir adiante. Eram fechados, fechados nas prescrições: se deve fazer isso, se deve fazer aquilo”.

E, “às vezes, pode nos acontecer de cair na mesma tentação.”

Doutores da Lei e fascínio das ideologias

Os Doutores da Lei, afirma o Papa, “encantam com as ideias”:

“Porque as ideologias encantam e Paulo diz, aqui:
Ó gálatas insensatos, quem é que vos fascinou? Aqueles que pregam com ideologias: é tudo justo! Encantam: tudo claro!
Mas, a revelação de Deus não é clara? A revelação de Deus se encontra todos os dias, mais e mais. É clara? Sim! Claríssima! É Ele, mas nós devemos encontrá-la a caminho. Aqueles que creem que possuem toda a verdade nas mãos não são ignorantes, Paulo diz deles: Insensatos! Por que se deixaram encantar.”

Entristecer o Espírito Santo: segunda atitude

Entristecer o Espírito Santo é a segunda atitude. E isso acontece “quando não deixamos que Ele nos inspire, nos leve avante na vida cristã”, quando “não deixamos que Ele nos diga, não com a teologia da Lei, mas com a liberdade do Espírito, o que devemos fazer”, pergunta o Pontífice.

É deste modo que “nos tornamos mornos”, caímos na “mediocridade cristã”, porque o Espírito Santo “não pode fazer a grande obra em nós”, diz Francisco.

Terceira atitude: abrir-se ao Espírito

Contrariamente às atitudes anteriores, ensina Francisco, uma terceira atitude é possível e recomendável: “é abrir-se ao Espírito Santo e deixar que o Espírito nos leve avante.

É o que fizeram os Apóstolos: a coragem do dia de Pentecostes. Perderam o medo e se abriram ao Espírito Santo”.

“Para entender, para acolher as palavras de Jesus é necessário abrir-se à força do Espírito Santo. E quando um homem, uma mulher se abre ao Espírito Santo é como um barco à vela que se deixa levar pelo vento e vai avante, avante, avante e não para mais”…

Rezar, examinar a consciência…

Mas, aconselha o Santo Padre, é preciso “rezar para abrir-se ao Espírito Santo”:

“Nós podemos nos perguntar hoje, num momento do dia, eu ignoro o Espírito Santo? E sei que se vou à Missa aos domingos, se faço isso, se faço aquilo é suficiente? Minha vida é uma vida pela metade, morna, que entristece o Espírito Santo e não deixa em mim a força de ir avante, de abrir-me, ou a minha vida é uma oração contínua para abrir-se ao Espírito Santo, para que Ele me leve avante com a alegria do Evangelho e me faça entender a doutrina de Jesus, a verdadeira doutrina, aquela que não encanta, aquela que não nos faz tolos, mas a verdadeira? “

… e pedir

Que Ele “nos faça entender onde está a nossa fraqueza, aquela que O entristece; e nos leve avante, levando avante também o nome de Jesus aos outros e ensinando o caminho da salvação. Que o Senhor nos dê esta graça: abrir-nos ao Espírito Santo para não nos tornar tolos, encantados, nem homens e mulheres que entristecem o Espírito”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas