Gaudium news > Papa convoca 15ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos

Papa convoca 15ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 06-10-2016, Gaudium Press) – A Sala de Imprensa do Vaticano anunciou hoje que o Papa Francisco decidiu convocar para outubro do próximo ano a 15ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos.

A Assembleia deverá estar dedicada ao tema: ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’.

Continuidade da temática de anteriores Assembleias Sinodais
Conforme diz o comunicado publicado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, “o tema, expressão da solicitude pastoral da Igreja para com os jovens, está em continuidade com o que emergiu nas recentes assembleias sinodais sobre a família e com o conteúdo da exortação apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia”,

Sequência de Assembleias

Na verdade, a Assembleia de 2018 segue-se aos dois encontros mundiais de bispos que em 2014 e 2015 debateram os temas da família e do matrimónio, concluídas na exortação apostólica pós-sinodal ‘A Alegria do Amor’.

O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia consultiva de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.

A escolha da temática feita pelo Papa Francisco foi realizada após consulta feita pelo Pontífice às Conferências Episcopais, às Igrejas Orientais Católicas e a União dos Superiores Gerais, tendo em consideração as sugestões dos participantes na última Assembleia Sinodal e o parecer do XIV Conselho Ordinário do Sínodo dos Bispos.

Finalidade do Sínodo 2018

A finalidade do próximo Sínodo 2018, foi anunciada pela Santa Sé: “acompanhar os jovens no seu caminho existencial rumo à maturidade, para que, através de um processo de discernimento, possam descobrir o seu projeto de vida e realizá-lo com alegria, abrindo-se ao encontro com Deus e com os homens, participando ativamente da edificação da Igreja e da sociedade”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas