Gaudium news > Mensagem do Papa destaca papel da Igreja Católica na defesa do projeto europeu

Mensagem do Papa destaca papel da Igreja Católica na defesa do projeto europeu

Mônaco – França (Sexta-feira, 07-10-2016, Gaudium Press) – Em uma mensagem enviada aos membros do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), que se encontram reunidos em Mônaco nestes dias, o Papa Francisco destaca a importância deste organismo para a defesa do projeto europeu.

Na Mensagem distribuída à imprensa, Francisco destaca o “contributo significativo” que a CCEE procura dar para valorizar a unidade, a “comunhão” e a “fraternidade” entre os povos do continente.

O Papa enaltece o organismo episcopal para a defesa da raiz cristã da Europa, a fim de que esta não caia “na mundanidade”

Em seguida, o Pontífice dirige-se ao presidente do CCEE, cardeal Péter Erdö, para agradecer seu “generoso empenho” à frente do organismo, nos últimos 10 anos.

A Assembleia Geral

Até o próximo domingo, os membros do Conselho das Conferências Episcopais da Europa estão reunidos em assembleia geral no Principado do Mônaco.

Da Assembleia participam responsáveis católicos de 39 países. Dom Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, que representa nesta Assembleia a Conferência Episcopal Portuguesa, fez declarações publicadas pela assessoria de imprensa e comunicação da arquidiocese.

O Prelado considera este encontro essencial para “partilhar experiências, mas também olhar para a Europa nos seus vários desafios”.

Dom Ortiga dá como exemplo de desafio o problema do fundamentalismo, que a Igreja Católica tem procurado enfrentar através de “uma atenção muito especial ao diálogo, sobretudo ao diálogo inter-religioso”.

CCEE

O Conselho das Conferências Episcopais da Europa foi instituído em 1971 e dele fazem parte atualmente 33 conferências episcopais do Velho Continente, representadas por seus respetivos presidentes.

Fazem parte CCEE o bispo de Chisinau, da Moldávia, e os arcebispos de Luxemburgo, do Principado do Mónaco e dos Maronitas de Chipre. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas