Gaudium news > Congresso Internacional de Doutrina Social da Igreja acontece em São Paulo

Congresso Internacional de Doutrina Social da Igreja acontece em São Paulo

São Paulo (Sexta-feira, 07-10-2016, Gaudium Press) O II Congresso Internacional de Doutrina Social da Igreja (DSI) foi realizado através de uma parceria entre a Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e o Centro Universitário Salesiano (Unisal).

Sediado na capital paulista, o encontro ocorreu de 28 a 30 de setembro, inspirado no tema “A Doutrina Social da Igreja e o cuidado misericordioso dos mais frágeis”.

Na ocasião, houve a presença de estudantes das duas instituições organizadoras, bem como de integrantes das pastorais e especialistas de alguns países dos continentes americano e europeu para discutir sobre temas relacionados à proposta do evento.

A professora da PUC-SP, diretora de operações do Unisal e uma das organizadoras do Congresso, Rosana Manzini, ressaltou que a abordagem desses temas foi solicitada pessoalmente pelo Papa Francisco, durante um encontro com a mesa-diretiva da Rede Latino-Americana de Pensamento Social da Igreja em 2015.

Por sua vez, o Cardeal Arcebispo de São Paulo e grão-chanceler da PUC-SP, Odilo Pedro Scherer, na abertura do encontro, destacou que as instituições católicas de ensino devem ser “caixas de ressonância da Doutrina Social da Igreja”, como contribuição para a sociedade e para a cultura.

Além disso, Dom Odilo lembrou que o Ano Santo Extraordinário da Misericórdia convida a Igreja a refletir sobre a relação entre misericórdia e justiça. “Deus é justo, mas também é misericordioso. Ambas categorias são partes da essência de Deus”, disse. “Para quem está em situação de fragilidade, existe a necessidade de ir além da justiça fria para usar de misericórdia, ir ao encontro e suas necessidades para além daquilo que seria a mera medida da justiça”, acrescentou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de São Paulo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas