Gaudium news > Jesuítas reunidos em “Congregação Geral” passam pela Porta Santa da Basílica de São Pedro

Jesuítas reunidos em “Congregação Geral” passam pela Porta Santa da Basílica de São Pedro

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 07-10-2016, Gaudium Press) Os jesuítas que se encontram reunidos em Roma para a 36.ª Congregação Geral da Companhia de Jesus cruzaram nesta sexta-feira a Porta Santa da Misericórdia da Basílica de São Pedro.

A Congregação Geral deve eleger o novo superior geral responsável pelos jesuítas em todo o mundo. São 215 eleitores que vieram de 62 países.

Faz parte do programa desta 36ª Congregação, a celebração de uma Eucaristia em São Pedro, com a participação de todos os eleitores e a presidência do mais velho sacerdote entre os presentes, o sacerdote filipino Bienvenido Nebres, de 76 anos.

36ª Congregação

Esta Congregação está reunida mais precisamente para eleger o novo Superior Geral da Companhia, contudo, outros temas pertinentes ao governo dos Jesuítas fazem parte das discussões, debates e preleções que já vêm acontecendo.

A eleição de um novo Geral decorre do fato de que superior geral, ainda exercendo suas funções, o sacerdote espanhol Adolfo Nicolás, de 80 anos, que foi “eleito vitaliciamente” em 2008, ter apresentado sua renúncia em 2014 e ela ter sido aceita agora, logo no início dos trabalhos da atual Congregação, na última segunda-feira.

Os Jesuítas são a ordem religiosa “mais numerosa” de sacerdotes e irmãos da Igreja Católica. Em 476 anos de história, desde a sua fundação por Santo Inácio de Loiola, em 1540, a Companhia de Jesus reuniu-se em Congregação Geral em 35 ocasiões. Esta que atualmente encontra-se em desenvolvimento é a 36ª das Congregações Gerais. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas