Gaudium news > Símbolo do Brasil e dos Brasileiros, Cristo Redentor completa 85 anos

Símbolo do Brasil e dos Brasileiros, Cristo Redentor completa 85 anos

Redação (Sexta-feira, 07/10/2016, Gaudium Press) No dia 12 de outubro os brasileiros comemoram com entusiasmo sua Padroeira, a Mãe Aparecida. Mas, 12 de outubro traz uma outra evocação histórico-religiosa muito querida e que toca sobremaneira a alma de todos os brasileiros: o Cristo Redentor.

Cristo Redentor: 85 anos

Símbolo do Brasil e dos Brasileiros, Cristo Redentor completa 85 anos.jpg

O Rio de Janeiro se prepara para celebrar os 85 anos do Cristo Redentor no próximo dia 12 de outubro.
A Rádio Vaticano entrevistou o reitor do Santuário do Corcovado, Padre Omar Raposo que teve oportunidade de explicou como a data será comemorada:

“Teremos uma grande missa que será presidida pelo Cardeal Tempesta com a presença de um coral de 85 vozes oriundas da Argentina, da antiga igreja do Cardeal Bergoglio, do mesmo regente, inclusive com antigos paroquianos do Papa que estarão presentes.

Teremos bênçãos plurilíngues a cada hora para os visitantes, além do tradicional bolo feito por senhoras que participam de projetos sociais ligados à igreja”.

História do Cristo Redentor

A Imagem-monumento que é o símbolo do Rio de Janeiro e cartão de visita do Brasil no mundo inteiro foi inaugurado em 12 de outubro de 1931 e sua construção movimentou a então capital do Brasil por uma década.

A ideia havia surgido no final do século XIX: um padre francês sugeriu à Princesa Isabel que a imagem fosse construída no alto do Corcovado. Sem dúvida, um desafio.

E a ideia desafiadora começou a ser concretizada apenas em 1920, já nas preparações para os 100 anos da Independência do Brasil.

Símbolo do Brasil e dos Brasileiros, Cristo Redentor completa 85 anos.jpg

O início da realização do projeto só começou a tornar-se realidade pelo trabalho do francês Paul Landowski.

Todas as peças do Cristo vieram de Paris ao Rio de Janeiro. Foram cinco anos de projeto e mais cinco anos para a execução da obra.

Expressão psicossocial do povo brasileiro

“O Cristo Redentor é o símbolo máximo da expressão psicossocial do povo brasileiro. Quando a gente pensa no Cristo, a gente pensa no afeto, no símbolo que é capaz de integrar. Representa o acolhimento cristão, os braços abertos que fazem, de fato, acreditar em um mundo melhor. Braços abertos ao futuro, braços abertos às diferenças, braços abertos ao perdão, ao amor. É isso que queremos comunicar a partir destes 85 anos”, disse o Padre Omar, em suas palavras à Radio Vaticano. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticano)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas