Gaudium news > Sem atenção às famílias, a pastoral será falha, afirma bispo português

Sem atenção às famílias, a pastoral será falha, afirma bispo português

Lisboa – Portugal (Terça-feira, 11-10-2016, Gaudium Press) Com o intuito de promover uma maior atenção para com a família, será realizado no Seminário do Verbo Divino, em Fátima, entre os dias 22 e 23 de outubro a 27.ª Jornada Nacional da Pastoral Familiar.

Para o Presidente da Comissão Episcopal do Laicato e Família, Dom Antonino Dias, dar atenção às famílias, “Foi sempre um objetivo, mas neste momento assume uma necessidade maior, como sabemos”.

Palavras de Dom Antônio

Em entrevista à Agência Ecclesia, o Presidene da Comissão Episcopal do Laicato e Família, destacou a necessidade de “reforçar os secretariados diocesanos” como sinal de “uma atenção maior” às pessoas e aos seus problemas, sociais, económicos e espirituais.

“Se cada diocese não assume esta pastoral como linha de força, toda a outra pastoral também falhará”, acentuou Dom Antônio Dias.

Tema

A 27.ª Jornada Nacional da Pastoral Familiar terá como tema a nortear sua realização “A alegria do Amor e os desafios à Pastoral Familiar”, tendo sido inteiramente organizada pelo Departamento Nacional da Pastoral Familiar,

Sem dúvida que, para sua realização, o pano de fundo para esta iniciativa deverá ser a exortação apostólica “A Alegria do Amor”, que foi publicada recentemente pelo Papa Francisco no sulco da sequência do último Sínodo dos Bispos que foi dedicado à Família.

Um documento do Papa que, para Dom Antonino Dias, “é para ler, para reler, para aprofundar cada parágrafo”, uma vez que ele foi elaborado para despertar na Igreja Católica o caminhar mais próxima das famílias e também congregar e incentivar as famílias cristãs para a missão de apoiar, acalentar e defender aquela que é uma célula fundamental de sociedade.

Sem Família não há comunidade verdadeira

“E isto implica aprofundar tudo aquilo que são os fundamentos, a nossa proposta de família cristã, e procurar que a partir daí todos caminhemos com alegria, com esperança”, realça o também bispo de Portalegre-Castelo Branco.

E ele recorda com ênfase que a família é “o berço do crescimento integral” de cada pessoa, onde cada um deve encontrar “harmonia, paz e refúgio”.

“Sem família não há comunidade verdadeira, despertada para os valores. Ela é o primeiro espaço educativo para o diálogo, para o acolhimento, para a participação, o primeiro espaço de evangelização. Costuma dizer-se que quando a família está doente, a sociedade está doente”, conclui.

Programa da Jornada

De acordo com o programa da jornada, a inauguração dos trabalhos no dia 22 de outubro vai caber a D. António Marto.

O vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, e bispo de Leiria-Fátima, vai partilhar a sua leitura acerca da exortação apostólica “A Alegria do Amor”, do Papa Francisco.

Em seguida, haverá a oportunidade de o Padre Carlos Carneiro, SJ, abordar a importante temática de como “Preparar o matrimónio e acompanhar os casais noivos”.

Ainda no dia 22 de outubro, sábado, haverá ocasião para uma reunião a cargo do Departamento Nacional da Pastoral Familiar com todos os assistentes e responsáveis dos Secretariados Diocesanos do setor e os responsáveis nacionais dos movimentos ligados à Família.

Acompanhar, discernir e integrar

“Acompanhar, discernir e integrar as situações ‘irregulares’: a liberdade e a responsabilidade do bispo diocesano”. Este será o assunto em destaque que será tratado na intervenção do cónego Arnaldo de Pinho, no domingo, dia 23 de outubro.

Na 27.ª Jornada Nacional da Pastoral Familiar haverá momentos de partilha de testemunhos e dificuldades nesta área pastoral de transcendental importância. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas