Gaudium news > Oficializada em Cruz Alta (RS) a criação do Santuário dedicado à Virgem de Fátima

Oficializada em Cruz Alta (RS) a criação do Santuário dedicado à Virgem de Fátima

Cruz Alta – Rio Grande do Sul (Terça-feira, 11-10-2016, Gaudium Press) Inspirada no tema “Maria, Mãe de Misericórdia” e no lema “Misericordiosos como o Pai”, a 65ª Romaria diocesana de Nossa Senhora de Fátima, em Cruz Alta, reuniu mais de 150 mil pessoas no último domingo, 9 de outubro.

Oficializada em Cruz Alta (RS) a criação do Santuário dedicado à Virgem de Fátima.jpeg

O evento mariano deste ano tornou-se marcante pela elevação do espaço do Monumento de Fátima para Santuário. O decreto, que oficializou a criação do templo, foi lido pelo Padre Sílvio Mazzarolo, Chanceler da diocese, após a cerimônia festiva presidida pelo bispo Dom Adelar Baruffi.

Após o descerramento da placa, Dom Adelar concedeu uma entrevista coletiva à imprensa local e regional. “Decretamos aqui aquilo que o povo já consagrou. O povo é quem escolhe um lugar sagrado, através de sua devoção à Virgem Maria. Assim, a Igreja acolhe e oficializa, pois quer proporcionar às pessoas uma melhor acolhida, oferecendo espaços como o sacramento da penitência, celebração da eucaristia, outros momentos de devoção, enfim. Isso porque todos os dias que nós aqui viemos, as pessoas estão presentes, elas vêm espontaneamente, sem um chamado específico. Então quando a Igreja cria um Santuário, está mostrando, oficialmente, que reconhece aquilo que o povo já tem consagrado”, declarou.

Em seu segundo ano de participação na Romaria de Fátima da Diocese de Cruz Alta, Dom Adelar afirmou ter ficado surpreso com o número expressivo de fiéis.

“Fiquei feliz e surpreso, positivamente. No ano passado, participei pela primeira vez da romaria aqui da Diocese de Cruz Alta. Foi um dia de chuva e tinha muita gente. Achei que aquele era o máximo que podia. Mas, hoje, olhava para a multidão que não parava de chegar. Isso me encheu o coração de alegria, de ver tanto povo, tanta gente vindo aqui pela Virgem Maria, pela fé, trazendo sua história e colocando nas mãos de Maria”, contou.

Agora, com a criação do Santuário, o prelado acredita que esta devoção, bem como a presença das pessoas no local, deve aumentar. “Estaremos nos reunindo nos próximos dias para tratar sobre o atendimento pastoral e organização administrativa”.

No período vespertino, depois de conceder a Bênção da Saúde, Dom Adelar Baruffi declarou abertas, na Diocese de Cruz Alta, as comemorações referentes ao centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas