Gaudium news > Igreja no Uruguai prepara II Congresso Mariano

Igreja no Uruguai prepara II Congresso Mariano

Igreja no Uruguai prepara II Congresso Mariano.jpg

Montevidéu – Uruguai (Terça-feira, 11-10-2016, Gaudium Press) A um ano de realizar-se o II Congresso Mariano da Arquidiocese de Montevidéu, a jurisdição eclesial uruguai se prepara para este grande evento, o qual não ocorria desde 1954.

Entre os preparativos, a Arquidiocese abriu uma convocatória para o concurso de desenho do logotipo que identificará os atos do Congresso que ocorrerá em outubro de 2017. Os trabalhos deverão ser originais e cada participante poderá apresentar os que deseje, sempre e quando incluam o lema do Congresso: “Maria saiu sem demora… Com Ela anunciamos e servimos”, inspirado no Evangelho de São Lucas. Além disso, poderá levar a imagem da Virgem dos Trinta e Três, Padroeira do Uruguai.

Outro concurso também lançou a Diocese, desta vez para o hino do Congresso. Os hinos que se apresentam, tal como ocorre com o logo, deverão refletir o lema do evento, sobre todo o valor do serviço e a importância do anúncio.

Tal como informou o Padre Marcelo Marciano, Presidente da Comissão do Congresso, ao dar a conhecer as condições de ambos concursos, os desenhos do logo e os hinos deverão apresentar-se antes do dia 30 de novembro de 2016. Haverá um único prêmio para cada categoria que consiste em 500 dólares para os ganhadores.

Quando o Papa Pio XII saudou o I Congresso Mariano

No dia 12 de outubro de 1954, quando a Arquidiocese de Montevidéu encerrava a celebração do I Congresso Mariano, e quando a Igreja celebrava o Ano Mariano Universal, receberam uma saudação muito especial: a rádio-mensagem do Papa Pio XII.

Naquela ocasião, o Santo Padre exortou aos fiéis de Montevidéu: “Voltai, sim, voltai, filhos amadíssimos, os olhos e os corações a esta Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa; voltai-vos principalmente neste mistério de sua Imaculada Conceição, de cuja proclamação dogmática estamos comemorando o centenário, e sentireis que em vosso peito se reafirmam as verdades fundamentais de nossa Santa Fé; de uma Fé que logo redundará na intensificação de vossa vida cristã, a partir do mais recôndito de vossa atividade familiar até as mais públicas manifestações de vosso ser nas esferas profissional e social; de uma Fé, cujos desejadíssimos frutos sejam a santidade da vida matrimonial, o aumento das vocações sacerdotais, a pureza dos costumes e a implantação de uma autêntica justiça cristã e social, cuja sombra acolhedora todos sintais realmente irmãos”.

“A Virgem Santíssima ama especialmente a vossa pátria, filhos queridíssimos, como também singularmente a amou aquele insigne Predecessor Nosso, que teve a glória de proclamar sua Conceição Imaculada; e se tens começado a grande Missa preparatória do Congresso na Paróquia da Medalha Milagrosa, foi para recordar que o mesmo dia 18 de Julho de 1830, em que se jurava vossa Constituição, aparecia Ela benignamente à sua predileta filha, Santa Catarina Labouré”, prosseguiu o Pontífice.

O Congresso foi amplamente impulsionado pelo então Arcebispo de Montevidéu, Antonio María Barbieri, quem posteriormente foi o primeiro Cardeal uruguaio. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas