Gaudium news > Centenas de exorcistas se reúnem em Roma

Centenas de exorcistas se reúnem em Roma

Roma – Itália (Terça-feira, 11-10-2016, Gaudium Press) Roma será mais uma vez sede de um Congresso Internacional de Exorcistas. Quase 300 sacerdotes do mundo se encontrarão no próximo dia 24 de outubro perto da Cidade Eterna para refletir sobre a necessidade de preparar-se adequadamente para este trabalho pastoral e ver como se podem designar novos e mais sacerdotes para este ministério.

Centenas de exorcistas se reúnem em Roma.jpg

O evento é organizado pela Associação Internacional de Exorcistas (AIE), impulsionada pelo sacerdote italiano Gabriel Amorth, que faleceu no dia 16 de setembro. O congresso, muito seguramente estará marcado pela experiência, ensinamentos e legado que ele deixou. “Ele é desde já um intercessor para nós no céu”, comentou o Padre Luis Escobar, exorcista oficial da Diocese de Rancagua, Chile, que assistirá ao congresso e é citado pelo meio de informação ‘PortaLuz’.

Para o sacerdote chileno, este evento é uma oportunidade de “fazer comunidade, compartilhar experiências e informações que beneficiam ao ministério”, ainda mais quando as ‘forças’ do mal espreitam. De acordo com o Padre Escobar “ainda que aumente a perseguição dos cristãos e ataquem os valores que pelos séculos consolidaram o bem comum em muitos países, o triunfo é de Cristo e pela Fé, e aqueles seguem seus passos”.

Como já revelou a análise que realizou o psiquiatra italiano, Valter Casoli, no jornal ‘La Stampa’; na medida que as pessoas vão se distanciando da Fé Cristã “percorrem a práticas esotéricas, ocultas e satânicas, com sérias lesões físicas, psicológicas e morais”.

Daí a importância deste Congresso e de que se fomente mais este ministério com novos sacerdotes. “Seu número é ainda insuficiente para enfrentar a dramática situação que afeta principalmente aos jovens”, acrescenta também o psiquiatra.

A Associação Internacional de Exorcistas (AIE) foi reconhecida juridicamente pela Congregação para o Clero mediante decreto de 13 de junho de 2014. O dicastério vaticano lhe concedeu a pessoa jurídica, aprovando também seus estatutos.

A iniciativa de criar uma entidade internacional que reunisse aos exorcistas foi do Padre Gabriel Amorth, reconhecido exorcista, que desde os anos oitenta começou a amadurecer a ideia da associação, já que por então se vinham difundindo práticas ocultas entre os fiéis que começavam a acudir com maior frequência aos sacerdotes após colocar suas vidas em perigo.

Por este motivo, amadureceu no Padre Amorth o propósito de reunir os exorcistas para trocar reflexões e experiências, e assim também oferecer ajuda concreta e eficaz para quantos se relacionam com eles; nascendo assim, em 04 de setembro de 1991, a Associação Italiana de Exorcistas, que hoje conta com cerca de 300 exorcistas de 30 países.

A associação pouco a pouco foi ganhando presença, tanto assim que durante o Congresso Internacional de 2015 se contou com a presença do Cardeal Agostino Vallini, Vigário do Papa para a Diocese de Roma, assim como o Bispo de Ascoli Piceno, Dom Giovanni D’Ercole. Naquela ocasião o Papa Francisco também saudou e deu palavras de ânimo aos exorcistas participantes. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas