Gaudium news > Cardeal de Aparecida fala sobre os preparativos para os 300 anos desta Devoção Mariana

Cardeal de Aparecida fala sobre os preparativos para os 300 anos desta Devoção Mariana

Cardeal de Aparecida fala sobre os preparativos para os 300 anos desta Devoção Mariana.png

Aparecida – São Paulo (Terça-feira, 11-10-2016, Gaudium Press) Em entrevista exclusiva à Gaudium Press, o Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, tratou sobre a preparação para a celebração do Jubileu pelos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

O purpurado manifestou seu desejo de que esse Jubileu seja “um tempo de graça, um tempo de conversão de todos nós. Porque Nossa Senhora Aparecida tem derramado muitas bênçãos sobre todo o Brasil e é necessário que nós louvemos e agradeçamos a Deus por esses 300 anos de bênçãos e de graças para o povo brasileiro”.

Preparação espiritual

Segundo o Arcebispo de Aparecida, os preparativos estão sendo feitos em duas dimensões. “A primeira e a mais fundamental é a preparação espiritual. Que está se dando através das novenas em preparação à Festa da Padroeira, já há quatro anos. Em todos os meses de outubro, nós meditamos, durante a novena da festa, sobre os mistérios do Rosário”.

Outra iniciativa que está sendo realizada é a peregrinação da imagem por todas as Dioceses do Brasil. “As Dioceses que se inscreveram buscam a imagem aqui no Santuário e a levam em peregrinação pelas Paróquias de suas Dioceses. Após percorrer cada Diocese, elas lá permanecem como uma lembrança pelos 300 anos do Jubileu do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul, ocorrida em 1717”, explicou.

Dom Damasceno revelou ainda que “a Conferência Nacional [dos Bispos do Brasil] decretará um Ano Mariano Nacional e convocará toda a Igreja do Brasil para participar das Celebrações do Grande Jubileu do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida”.

Preparação material

A outra dimensão da preparação, segundo o Cardeal, se relaciona com a parte material, que compreende o revestimento do interior da Basílica, sobretudo o acabamento da cúpula central, feito todo em mosaico. “São dois mil metros quadrados de mosaico, produzidos na Itália e colocados aqui no Santuário. Esse acabamento praticamente já está pronto, falta apenas inaugurá-lo”.

Além do revestimento interno, a Basílica ganhará um campanário, que está quase concluído. “O campanário do Santuário Nacional, constará de treze sinos, que cantarão as glórias e os louvores de Maria e de Deus aqui no Santuário”.

No contexto de toda essa preparação, Dom Raymundo inaugurou no início do último mês de setembro, um monumento a Nossa Senhora Aparecida nos jardins do Vaticano. O mesmo monumento foi feito em frente da sede da CNBB, em Brasília e no Santuário Nacional, em Aparecida.

“Muitas outras iniciativas estão sendo programadas, como a apresentação do cantor mundialmente conhecido, Andrea Bocelli, no dia 16 de outubro, com entrada franca e a apresentação da Orquestra Sinfônica de São Paulo”, ressaltou.

Como lembrança do evento, estão sendo cunhadas medalhas em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem da Mãe Aparecida. Além disso, os Bispos receberão como recordação uma imagem, fabricada pelos próprios palestinos, feita de Oliveira, que é a árvore característica da terra de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Por Emílio Portugal Coutinho

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas