Gaudium news > Nossa Senhora do Santíssimo Rosário da Marinha é celebrada nas Filipinas

Nossa Senhora do Santíssimo Rosário da Marinha é celebrada nas Filipinas

Nossa Senhora do Santíssimo Rosário da Marinha é celebrada nas Filipinas.jpg

Manila – Filipinas (Quinta-feira, 13-10-2016, Gaudium Press) A Festa de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário da Marinha foi solenemente celebrada na Cidade de Quezón, Filipinas, o que incluiu uma das procissões marianas mais esperadas do ano. Seguindo o lema “Maria, Ina ng Awa” (“Maria, Mãe de Misericórdia”), a festa ocorreu com celebrações eucarísticas nos idiomas filipino e inglês, a recitação do Santo Rosário e uma procissão que contou com uma massiva participação dos fiéis.

“Em tempos em que nossa Fé em Deus está sendo provada, recordem de nossa Santíssima Mãe”, exortou Dom Honesto Ongtioco, Bispo de Cubao, que pregou a homilia da Missa no templo de São Domingos, Santuário Nacional de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário. “Ela arriscou sua vida, pois nessa época uma mulher que ficasse grávida sem ter um marido podia ser apedrejada até a morte. Mas a Santíssima Mãe escolheu confiar em Deus”.

Foi a Fé de Nossa Senhora que lhe fez superar as dificuldades que enfrentou em sua missão como Mãe de Deus, fortalecida em sua esperança na misericórdia de Deus, explicou o prelado. O Bispo exortou os fiéis a orarem à Nossa Senhora para que Ela mesma lhes ensine a confiar em Deus. Uma novena preparatória à festa, que é celebrada no dia 08 de outubro, foi realizada nas comunidades locais.

As Missas da festa se iniciaram às 05h da manhã e foram celebradas ao longo de todo o dia, a recitação do Santo Rosário Solene se estendeu das 13h30 às 15h, seguida pela procissão às 16h, percorrendo as ruas da Ciudad Quezón. Na procissão se venerou a imagem da Invocação Mariana e outros vinte Santos, entre os quais estavam São Domingos de Gusmão, São Pedro Mártir, São Jacinto, Santa Margarida da Hungria, São Tomás de Aquino, Santo Alberto Magno, São Vicente Ferrer, São Pio V e São Lorenzo Ruiz.

Nossa Senhora do Santíssimo Rosário da Marinha

A invocação de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário da Marinha recorda a vitória das forças filipinas e espanholas católicas contra o ataque invasor da marinha holandesa em 1646. O fato é lembrado como um acontecimento similar à Batalha de Lepanto, atribuindo-se a vitória dos defensores à intervenção da Santíssima Virgem.

Na ocasião, os soldados filipinos e espanhóis, seguindo o conselho dos Frades Dominicanos, rezaram o Santo Rosário antes de cada uma das batalhas. As tropas combateram entre o dia 15 de março até 04 de outubro de 1646, fazendo com que os holandeses desistissem de sua tentativa e abandonassem o território. O episódio motivou a primeira grande celebração da festa da Marinha de Manila, marcada pela procissão com a imagem de Nossa Senhora. (EPC)

Com informações de Manila Bulletin.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas