Gaudium news > Identidade e missão dos irmãos religiosos na Igreja é tema de seminário em Curitiba

Identidade e missão dos irmãos religiosos na Igreja é tema de seminário em Curitiba

Curitiba – Paraná (Segunda-feira, 17-10-2016, Gaudium Press) Entre os dias 7 e 9 de outubro, a Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil (CRB) promoveu o IV Seminário Nacional de Irmãos, na capital paranaense. Ao todo, participaram 115 irmãos de 28 institutos e congregações de todas as regiões do Brasil.

Na ocasião, houve dois acontecimentos recentes que nortearam este Seminário, sendo o primeiro a publicação, pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, do documento “Identidade e Missão do Irmão Religioso na Igreja”.

Já o segundo foi o Seminário Latino Americano de Religiosos Irmãos, realizado na semana anterior a este encontro, na Guatemala, que contou com a participação de 49 Religiosos Irmãos da América Latina e Caribe e que teve como lema “Ser Irmão: o bioma da fraternidade”.

As prioridades da CRB Nacional para o triênio 2016-2019

Na preparação do Seminário, os organizadores levaram em consideração as prioridades da CRB Nacional para o triênio 2016-2019. Entre elas estavam as relações humanizadoras e solidárias (fraternas) dentro da Vida Religiosa Consagrada.

“Com boas reflexões, trabalhos em pequenos grupos e partilha de experiências, os irmãos puderam aprofundar o tema, compartilhar a riqueza dos diversos carismas e crescer na consciência de que a vocação consagrada dos irmãos se caracteriza pela força da fraternidade dentro e fora de nossas comunidades”, contou o Irmão redentorista João Batista de Viveiros.

A identidade fraterna dos Religiosos Irmãos

O aprofundamento da questão da identidade fraterna dos Religiosos Irmãos e da sua missão na Igreja foi seguido pelo levantamento de algumas questões atuais. A primeira delas foi a respeito do itinerário formativo; a segunda abordou a reflexão teológica e a inserção do Religioso Irmão na missão da Igreja local; e a terceira e última referiu-se ao status jurídico dos Religiosos Irmãos nos Institutos Religiosos Clericais.

O evento, a exemplo dos seminários anteriores, propôs aos participantes um momento para viver e celebrar a alegria da vocação dos Religiosos Irmãos como graça e chamamento ao seguimento de Jesus.

“Todos nós, Religiosos Irmãos, somos chamados a ser sinal visível de fraternidade em todos os âmbitos da nossa vida: na vida de cada fraternidade particular, nas experiências de missão intercongregacional, na Igreja, na sociedade onde nos inserimos, até a fraternidade com toda a criação, da qual somos parte. É esse o nosso compromisso, é esse o nosso dom, é essa a nossa missão particular na Igreja e no mundo”, escreveram os participantes na Mensagem Final do encontro. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas