Gaudium news > Exposição “Franciscos” retrata as faces geradas pelo Santo de Assis

Exposição “Franciscos” retrata as faces geradas pelo Santo de Assis

São Paulo (Terça-feira, 18-10-2016, Gaudium Press) Uma exposição intitulada “Franciscos” vem sendo sediada desde o dia 1º de outubro na Paróquia, Convento e Santuário São Francisco de Assis, no centro da capital paulista.

Exposição ?Franciscos? retrata as faces geradas pelo Santo de Assis.jpg

De autoria do ator e artista plástico Thiago Mendonça, a mostra é composta por quadros que retratam São Francisco e seus seguidores. Entre as obras, algumas possuem uma técnica um tanto curiosa. As telas, similares aos mosaicos de pastilhas, são produzidas em papelão, material que costuma ser descartável.

A exposição montada no convento apresenta 12 representações da vida de vários franciscanos que marcaram a vida da Igreja Católica, levando o visitante a uma reflexão sobre a proposta franciscana de Fé e ação.

No mesmo local onde tantas pessoas são ajudadas com as ações sociais promovidas pelos franciscanos, a mostra ainda realiza um paralelo entre o que viveu São Francisco, em sua prática de simplicidade, de ser menor e valorizar aqueles que estão excluídos, e a própria concepção da obra. “Vejo as pessoas observarem os quadros e, quando elas descobrem que é papelão, não acreditam. Isso é lindo, a Fé faz isso também, ela transforma”, afirmou Thiago.

Nas obras, São Francisco, Santa Clara, Frei Damião e até o Papa Francisco são retratados de uma forma colorida e próxima do cotidiano brasileiro. Em uma das telas, o Santo de Assis aparece com um cocar de índios, destacando os primeiros povos que habitaram as terras brasileiras.

Para o autor de “Franciscos”, a exposição causa no visitante uma proximidade com as figuras retratadas. “Eu estou no Brasil, então fiquei pensando como seria se Francisco tivesse passado por aqui, como seria sua atuação”, disse.

Além disso, a mostra busca levar a mensagem franciscana de tolerância, de paz e bem e a do próprio São Francisco de ser um santo sem restrições, que conquista a todos sem julgamentos e que está de braços abertos. “Aqui frequentam e transitam tantas pessoas por esse convento, e isso é tão lindo, tão legal, pois você vê que aqui é um lugar aberto, de todos”, concluiu o artista plástico. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Paróquia, Convento e Santuário São Francisco de Assis

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas