Gaudium news > Congresso Internacional do Centenário das aparições de Fátima é promovido em Portugal

Congresso Internacional do Centenário das aparições de Fátima é promovido em Portugal

Fátima – Portugal (Terça-feira, 18-10-2016, Gaudium Press) O Santuário de Nossa Senhora de Fátima está promovendo diversos eventos em preparação ao Centenário das aparições da Santíssima Virgem aos três pastorinhos. Um desses eventos é o Congresso Internacional do Centenário “Pensar Fátima. Leituras Interdisciplinares”, que será realizado no Santuário português entre os dias 21 a 24 de junho de 2017.

De acordo com informações do Santuário, o evento procura “desafiar pesquisadores de diferentes áreas do saber a pensar sobre o fenômeno e a mensagem de Fátima em uma perspectiva interdisciplinar”.

Congresso Internacional do Centenário das aparições de Fátima é promovido em Portugal.jpg

O objetivo do evento é estudar o tema das aparições a partir de várias perspectivas, principalmente o da história, teologia, sociologia, psicologia, arte e patrimônio. Para este trabalho o Santuário conta com o apoio da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, que colabora com o seguimento dos simpósios que se promovem no contexto do Centenário.

“A celebração do centenário evento de Fátima é ocasião para um olhar sobre a história do acontecimento em Fátima e suas implicações religiosas, sociais, culturais e artísticas, o impacto religioso e sociocultural das aparições dentro e fora das fronteiras portuguesas; a influência deste fenômeno na afirmação do catolicismo português; a atenção crescente que os Papas tem dado à Fátima para um olhar sobre a atualidade são naturalmente temas que podem despertar novas investigações”, prossegue a nota de imprensa.

Sete serão as áreas científicas com as quais contará o Congresso, que abordarão os temas: “Fátima e as dinâmicas sociais”, “Fátima na perspectiva de fenomenologia religiosa”, “A história de Fátima”, “Mariologia nas fontes escritas de Fátima”, “Fátima e as linguagens proféticas e apocalípticas”, “A Espiritualidade e a Teologia de Fátima”, e “A presença de Fátima ao longo dos cem anos”.

Como parte do processo interdisciplinar, o Congresso também será espaço para estudar o fenômeno da religiosidade popular, as práticas votivas, o significado da peregrinação, muito relacionados com as ciências sociais.

O evento se desenvolverá por meio de conferências plenárias, conferências temáticas, painéis e intervenções por parte dos pesquisadores. Temas como “História e historiografia de Fátima”, “Os eixos teológicos da mensagem de Fátima”, “Fátima e Roma”, “Hermenêutica dos três videntes”, e “O lugar de Fátima na reconfiguração dos religiosos”, entre outros, serão abordados em conferências plenárias.

Entretanto, nos painéis se falará sobre “Fátima e a teologia política”, “Fátima e a geografia do conflito”, e “Fátima e as dinâmicas pastorais em Portugal”, além de outros.

A Comissão organizadora do Congresso é presidida pelo Professor João Duque, Presidente do Centro Regional de Braga – Universidade Católica Portuguesa. Também há uma Comissão Científica constituída por 44 especialistas em diferentes áreas de vários países. (EPC)

Com informações do Santuário de Fátima

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas