Gaudium news > CNBB apresenta o texto-base da Campanha da Fraternidade 2017

CNBB apresenta o texto-base da Campanha da Fraternidade 2017

Brasília (Quinta-feira, 20-10-2016, Gaudium Press) A CNBB publicou o texto-base da Campanha da Fraternidade (CF) deste ano, inspirado no tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da visa” e no lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15). A iniciativa alerta para o cuidado da criação, de modo especial, dos biomas brasileiros.

CNBB apresenta texto-base da Campanha da Fraternidade 2017.jpg

O bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, afirmou que a proposta da campanha de 2017 é dar ênfase a diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho. “Ao meditarmos e rezarmos os biomas e as pessoas que neles vivem sejamos conduzidos à vida nova”, disse o prelado.

Ainda conforme o bispo, a ação deseja, antes de mais nada, que o cristão seja um cultivador e guardador da obra criada. “Cultivar e guardar nasce da admiração! A beleza que toma o coração faz com que nos inclinemos com reverência diante da criação. A campanha deseja, antes de tudo, levar à admiração, para que todo o cristão seja um cultivador e guardador da obra criada. Tocados pela magnanimidade e bondade dos biomas, seremos conduzidos à conversão, isto é, cultivar e a guardar”, destacou.

Para ajudar os fiéis nas reflexões sobre a temática da Campanha da Fraternidade deste ano, são propostos subsídios, sendo o principal deles o texto-base.

Dividido em quatro capítulos, a partir do método ver, julgar e agir, o documento faz uma abordagem dos biomas existentes, suas características e contribuições eclesiais. Além disso, traz reflexões sobre os biomas e os povos originários, sob a perspectiva de São João Paulo II, Bento XVI e o Papa Francisco.

No final do texto-base, são apresentados os objetivos permanentes da Campanha, bem como os temas anteriores e os gestos concretos previstos durante a Campanha de 2017. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas