Gaudium news > No tricentenário de Aparecida, o Papa não virá ao Brasil

No tricentenário de Aparecida, o Papa não virá ao Brasil

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 21-10-2016, Gaudium Press) O Papa Francisco não poderá visitar o Brasil no ano em que o país celebra o Tricentenário do encontro da imagem da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, nas águas do Rio Paraíba do Sul.

No tricentenário de Aparecida, o Papa não virá ao Brasil.jpg

CNBB confirma

A informação foi confirmada pela presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Roma, após uma audiência com o Santo Padre.

O vice-presidente da CNBB, Dom Murilo Krieger, ainda em Roma, informou à Canção Nova: “Falamos do Ano Nacional Mariano que começou dia 12 de outubro e ele (Papa) se interessou”.

“Foi aí que entrou o assunto Aparecida. Ele nos disse que no ano que vem não poderá ir a Aparecida, porque isto implicaria em ter que ir também à Argentina, Chile, Uruguai. Não há condições, porque nesse ano (2016) foram suspensas as “visitas ad limina (visitas dos Bispos a Roma, a cada cinco anos) e ano que vem serão realizadas as visitas que deveriam ser feitas neste ano e no próximo (2017) “.

Uma Segunda Visita ao Brasil

Isso não quer dizer que o Papa Francisco deixe de realizar uma nova viagem ao Brasil, em outra ocasião, disse o secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner:

“Nós esperamos que, no futuro, ele venha nos visitar mais uma vez e isso certamente acontecerá porque existe sempre uma conjuntura de elementos, de momentos, e também a necessidade da presença do Santo Padre em outros lugares do mundo”.

Dom Steiner ainda procurou deixar claro que o Pontífice “olha todo o conjunto da Igreja e não olha só para o Brasil. Pelo fato dele ter essa noção da necessidade da presença dele no mundo todo, devagar ele vai vendo onde há necessidade de ir primeiro”, com mais urgência.

Rádio Vaticano

Pouco antes da Audiência com Francisco, Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, em entrevista à Rádio Vaticano, afirmou que insistiria no convite para que o Santo Padre visitasse o Brasil no ano do tricentenário de Aparecida.

Porém, já sabendo das dificuldades que encontraria na conciliação da visita com a Agenda do Papa, o arcebispo ressaltou de antemão:

“Compreendemos que ele tem também outros compromissos, outras necessidades da Igreja” e, por isso mesmo, ele faria o convite, mas “respeitando sempre as suas possibilidades”.

Estou mais próximo dela aqui…

Quando foi inaugurado o monumento a Nossa Senhora Aparecida nos Jardins Vaticanos, no último mês de setembro, o Papa mesmo recordou que quando esteve no Brasil, em 2013, havia prometido retornar, no próximo ano, a Aparecida.

Já ali, junto ao monumento Francisco teria afirmado: “Não sei se será possível. Mas, pelo menos, estou mais próximo dela aqui”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas