Gaudium news > Iniciado Encontro Bilateral Santa Sé-Vietnã, no Vaticano

Iniciado Encontro Bilateral Santa Sé-Vietnã, no Vaticano

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 24-10-2016, Gaudium Press) Em comunicado, a Sala de Imprensa da Santa Sé informa que realiza-se a partir de hoje , 24 de outubro até o próximo dia 26, no Vaticano, o sexto encontro do Grupo de Trabalho entre a Santa Sé e o Vietnã, com o intuito de desenvolver e aprofundar as relações bilaterais entre as duas partes.

Mons. Antoine Camilleri, subsecretário do Vaticano para as Relações com os Estados, chefiará a Delegação da Santa Sé. Pelo Vietnã conduzira a delegação enviada por Hanoi o vice-ministro das Relações Exteriores vietnamita, Bui Thanh Son.

O encontro bilateral anterior foi realizado em Hanoi, no mês de setembro de 2014 e foi o quinto da série.

Na ocasião foi emitido um comunicado conjunto quando a Santa Sé comenta o apoio das autoridades do Vietnã para o desenvolvimento de sua missão, evidenciando, ademais, os passos dados nas políticas religiosas do Vietnã, contempladas na emenda Constitucional de 2013.

Importância, estima e compreensão

A Delegação da Santa Sé atribui grande importância ao desenvolvimento das relações com o Vietnã, em particular, e com a Ásia, em geral.

Em janeiro de 2015, o próprio Cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, esteve no Vietnã, em visita pastoral durante as comemorações dos 400 anos de evangelização deste país localizado no sudeste asiático e encontrando-se também com autoridades vietnamitas.

Na ocasião o Purpurado tomou contato com as realidades da Igreja local, que representa 10% da população do país e que ele considerou, então, como “Uma Igreja muito viva”.

“Reiterei que o diálogo é elemento fundamental para a compreensão recíproca, mas que subjacente ao diálogo deve haver estima. E a estima que a Santa Sé tem pelo povo do Vietnã se traduz também em amor.
Por conseguinte, não é somente um aspecto puramente formal de estima, mas que desce no profundo e se torna afeto, amor.

A Igreja tem um profundo afeto, um profundo amor pelo povo vietnamita, em particular por sua comunidade cristã. Creio ter colhido elementos positivos que reforçam aquele diálogo que já existe e que esperamos, naturalmente, possa progredir mais ainda”, disse na ocasião, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, naquela ocasião, em entrevista à Rádio Vaticano. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas