Gaudium news > Semana Nacional da Bíblia nos EUA será centrada na Misericórdia

Semana Nacional da Bíblia nos EUA será centrada na Misericórdia

Redação (Quarta-feira, 26-10-2016, Gaudium Press) “A Bíblia: um livro de Misericórdia”, é o tema da Semana Nacional da Bíblia que a Igreja nos Estados Unidos celebrará entre os dias 13 e 19 de novembro. O evento ocorre dentro das comemorações pelo Ano Santo da Misericórdia, convocado pelo Papa que será encerrado no dia 20 de novembro, e também no 51º aniversário da Constituição Dogmática ‘Dei Verbum’ que fala sobre a Divina Revelação.

Semana Nacional da Bíblia nos EUA será centrada na Misericórdia.jpg

Por ocasião do evento, a Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), prepararam uma série de recursos para acompanhar as paróquias, colégios, ministérios, grupos e famílias na vivência da Semana Nacional da Bíblia.

Entre os recursos, vários dos quais se encontram em espanhol, se incorporou a ‘Lectio Divina’ para realizar antes das aulas ou dos encontros catequísticos. Também se oferece um documento sobre como entronizar a Bíblia na Família, e outro que expõem a maneira como se reza um Rosário Bíblico.

“Para mostrar que Deus está no centro de suas vidas, muitas famílias entronizam a Bíblia, a Palavra de Deus, em um lugar visível em seus lares. Ao colocar a Sagrada Escritura em um lugar proeminente, decorado com flores e objetos artísticos, e ao congregar-se neste ponto para a oração, as famílias mostram que Deus está presente e ativo através de sua Palavra”, expõem no documento preparado pela USCCB.

Adicionalmente, se oferece um diário espiritual da ‘American Bible Society’, com reflexões de Dom Robert Barron, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Los Angeles. Ali se faz um percurso espiritual, a partir da Bíblia e a Misericórdia, com uma duração de sete dias, nos quais o prelado destaca as ideias bíblicas que revelam a Deus, que é misericórdia, e os ensinamentos que as Sagradas Escrituras oferecem sobre a caridade.

Igualmente, se apresentam materiais de jornadas anteriores, onde estão incluídos vários recursos para as paróquias que falam sobre como se pode iniciar um estudo bíblico paroquial, como é o papel da Palavra de Deus na vida e missão da comunidade paroquial, o uso da Bíblia no culto e as catequeses, e como fazer uma Vigília Bíblica.

Também há outros materiais: “Como fazer que a Palavra de Deus seja parte fundamental do lar”, “Sempre Antiga, Sempre Nova: a arte e a prática da ‘Lectio Divina'”; “Compartilhando a Palavra de Deus no Lar”, “Leitura e compreensão da Bíblia”, “Alimentando Nossa Família com Palavra de Deus”, “Escuto uma sinfonia: os muitos significados da Palavra de Deus”, “Conceitos básicos sobre a Bíblia”; “Os sentidos da Sagrada Escritura”; e “Palavra de Deus, fundamento da Missão da Igreja”.

Os recursos se baseiam na edição revisada da Nova Bíblia Americana (NAMBRE, por sua sigla em inglês), apresentada pela Igreja norte-americana em 2011. A nova edição da Bíblia necessitou de 20 anos de árduo trabalho no qual participaram cerca de 100 especialistas, entre eles teólogos, Bispos e editores. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas