Gaudium news > Itália abriga Santuário dedicado ao Presépio

Itália abriga Santuário dedicado ao Presépio

Redação (Quarta-feira, 26-10-2016, Gaudium Press) Você sabia que na Itália existe um Santuário dedicado ao Presépio? Encontra-se na cidade de Greccio, no centro-sul da Itália, justamente no lugar onde a tradição conta que São Francisco de Assis construiu a primeira representação do nascimento do Menino Deus.

A história deste lugar está estreitamente ligada àquele acontecimento que ocorreu no ano de 1223 quando o santo franciscano quis recriar o ambiente do nascimento de Jesus. O povoado encontrava-se coberto de neve e os camponeses se reuniram ao redor de São Francisco que tentava explicar-lhes o fato do Natal, mas nem todos conseguiam compreender.

Itália abriga Santuário dedicado ao Presépio.jpg

Então o santo decidiu compor a cena da natividade localizando no centro uma manjedoura cheia de palha e ao fundo alguns animais. Com grande devoção Francisco tomou em seus braços uma imagem do pequeno Jesus e o levou até a manjedoura que havia preparado.

Conta uma lenda que diante dos olhos maravilhados dos camponeses, a preciosa imagem do Menino Deus tomou vida e sorriu à São Francisco, que o abraçou ternamente enquanto todos, com grande devoção, se colocaram de joelhos. Dizem também que o pequeno Jesus sorriu e abençoou a todos diante daquele ato de adoração.

Desde então a preciosa cena começou a reproduzir-se no Natal e no Século XVI a tradição se fez popular na Itália, espalhando-se depois por toda Europa, onde o rei Carlos VII de Nápoles promoveu a difusão dos nascimentos na aristocracia espanhola, e posteriormente a América.

O Santuário do Presépio

Após a morte de São Francisco começou-se a construir no lugar o que hoje se conhece como o Santuário do Presépio e que faz parte de um complexo edificado ao longo do tempo.

O epicentro é a Capela do Presépio, que é a gruta, conservada quase intacta, onde está o altar no qual o Santo encenou o Natal. Sobre ele está situada a rocha onde Francisco armou a manjedoura com palha e colocou a imagem do Menino Jesus.

Na parede também se conservam vários afrescos da escola de Giotto que datam entre os séculos XIII e XIV. Ali está ilustrado o presépio de Belém que representou Francisco. Fora do lugar também há duas pinturas que mostram a Natividade.

No complexo também se encontra a cela de São Francisco, convertida em capela. Ali se destaca um afresco que ilustra a morte do Santo. E diante do Santuário se edificou uma nova Igreja com modernos vitrais, além de modernas representações do nascimento do Menino Jesus. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas