Gaudium news > Artigo do Arcebispo de Belo Horizonte destaca os diálogos educativos

Artigo do Arcebispo de Belo Horizonte destaca os diálogos educativos

Belo Horizonte – Minas Gerais (Sexta-feira, 28-10-2016, Gaudium Press) Em seu mais recente artigo, o Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, destaca a construção de diálogos que impulsionem efetivos entendimentos a respeito da realidade nas muitas ações cotidianas, bem como nos diferentes âmbitos, para a solução do problema da contemporaneidade que é a deterioração global.

Artigo do Arcebispo de Belo Horizonte destaca os diálogos educativos.jpg

No texto, Dom Walmor ressalta como um dos principais sinais desta deterioração a situação do sistema prisional e os poucos recursos para os processos de ressocialização.

Além disso, o Arcebispo faz um alerta sobre a urgência de investimentos capazes de qualificar os jovens para o exercício da cidadania.

Para o prelado, somente com a qualificação da juventude neste sentido será possível reverter os preocupantes processos educativos, conduzidos em direções perigosas que ameaçam o futuro.

“Essas e tantas outras realidades desoladoras impactam a vida de todos, de modo especial o cotidiano dos mais pobres que, além de sofrerem com os pesos que lhes são impostos pela perversa exclusão social, perdem, gradativamente, a esperança”, afirma Dom Walmor.

Ainda conforme o Arcebispo de Belo Horizonte, “há um antídoto para essa indiferença: investir nos diálogos educativos, envolvendo academias, escolas, famílias, igrejas, as instituições todas e cada cidadão, em um mutirão de intercâmbios de narrativas, com a partilha dos modos de ver a realidade. Esse exercício possibilita recuperar o tecido cultural, primeiro passo para reconstruir a sociedade. Ignorar a necessidade de se investir no diálogo é permanecer na amarga situação de cegueira, sem saber o rumo certo a seguir”.

“Os diálogos educativos, por diferentes modos e dinâmicas, em todos os lugares, garantem o aprimoramento da compreensão cidadã para discernimentos e escolhas, ante a urgente tarefa de se reconstruir a cidadania brasileira”, conclui. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Belo Horizonte

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas