Gaudium news > Papa: Jesus, pedra angular, fundamento da vida, reza sempre ao Pai

Papa: Jesus, pedra angular, fundamento da vida, reza sempre ao Pai

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 28-10-2016, Gaudium Press) Durante a Missa rezada na Capela da Casa Santa Marta, nesta sexta-feira, 28 de outubro, o Papa Francisco relembrou aos presentes que Jesus é o fundamento da nossa vida, sublinhando que Jesus que reza ao Pai é a pedra angular da Igreja.

O Pontífice destacou que cada escolha de Jesus, cada gesto e até mesmo o fim de sua vida terrena na Cruz foi marcada pela oração.

A homilia

A homilia de Francisco, como tem sido seu costume, foi baseada nas leituras do dia. Ele comentou o trecho do Evangelho de São Lucas, quando ele narra a escolha dos discípulos do Senhor, depois de Jesus rezar longamente ao Pai.

Francisco destaca um detalhe do Evangelho que faz refletir:

“Jesus foi para a montanha rezar e passou toda a noite em oração a Deus’. E depois aconteceu tudo: as pessoas, a escolha dos discípulos, as curas, a expulsão dos demônios”.

Oração e Pedra Angular

“A pedra angular é o próprio Jesus”, disse o Papa. “Sem Ele, não há Igreja.”

“… A pedra angular é Jesus, sim: mas Jesus que reza. Jesus reza. Rezou e continua rezando pela Igreja.
A pedra angular da Igreja é o Senhor diante do Pai, que intercede por nós. Nós rezamos para Ele, mas o fundamento é Ele que reza por nós”.

Jesus: sempre em oração

“Jesus sempre rezou pelos seus discípulos, inclusive na última Ceia”, disse o Papa. “Antes de realizar qualquer milagre, Jesus reza”.

Francisco lembrou também a ressurreição de Lázaro: “Jesus reza ao Pai”:

“No Jardim das Oliveiras, Jesus reza; na Cruz, termina rezando: a sua vida terminou em oração. E esta é a nossa segurança, este é o nosso fundamento, esta é a nossa pedra angular: Jesus que reza por nós! Jesus que reza por mim!
E cada um de nós pode dizer isto: estou certo, estou certa de que Jesus reza por mim; ele está diante do Pai e me cita. Esta é a pedra angular da Igreja: Jesus em oração”.

Rezou por Pedro, rezou por mim…

Continuando sua homilia, o Santo Padre, recordou o episódio, antes da Paixão, quando Jesus dirige-se a Pedro e o adverte: “Pedro, Satanás vos pediu para vos cirandar como o trigo. Mas eu roguei por ti para que a tua fé não desfaleça”:

“E aquilo que diz a Pedro o diz a você, …e a você, e a você, …e a mim, …e a todos: ‘Eu rezei por você, eu rezo por você, eu agora estou rezando por você’. E, quando vem no altar, Ele vem para interceder, para rezar por nós: Como faz na Cruz.

E isso nos dá uma grande segurança:

Eu pertenço a esta comunidade, forte porque tem como pedra angular Jesus, mas Jesus que reza por mim, que reza por nós, disse o Papa que ainda recomendou: “Hoje nos fará bem na Igreja; refletir sobre este mistério da Igreja. Somos todos como uma construção, mas o fundamento é Jesus, é Jesus que reza por nós. É Jesus que reza por mim”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas