Gaudium news > Tremor de terra destrói Basílica de São Bento, em Núrsia

Tremor de terra destrói Basílica de São Bento, em Núrsia

Núrsia – Itália (Segunda-feira, 31-10-2016, Gaudium Press) Um novo terremoto abalou a Itália na manhã de domingo, 30/10, atingindo fortemente a região central da península.

Tremor de terra destrói Basílica de São Bento, em Núrsia.jpg

Os abalos sísmicos têm-se sucedido na Itália desde o terramoto de 24 de agosto que provocou dezenas de mortes e danos materiais bastante elevados.

O sismo deste domingo chegou a registrar a magnitude de 6,5 na escala de Richter. Ele deixou em seu sulco um rastro de dezenas de feridos, mas não há ainda registro de vítimas mortais.

Contudo, os prejuízos materiais causados por ele são elevados e é lamentável a destruição de monumentos culturais e religiosos causada por mais este terremoto.

Núrsia

A cidade de Núrsia -onde nasceu São Bento, o Patriarca do Ocidente- foi duramente alcançada pelos tremores.

“A Basílica de São Bento, a histórica igreja construída sobre o local do nascimento de São Bento, foi destruída…”, informaram pela internet, os monges beneditinos residentes no mosteiro junto à Basílica.

São Bento

São Bento de Núrsia, que nasceu em 480 e faleceu em 547, foi o fundador dos Beneditinos.

Ele começou a praticar a vida eremítica em Subiaco, tendo ali reunido um grupo inicial de discípulos. O Santo passou mais tarde para Montecassino e lá fundou um outro célebre mosteiro e escreveu a ‘Regra’ dos beneditinos que, muito bem, pode ser sintetizada numa expressão simples: ‘ora et labora’ (reza e trabalha).

O trabalho apostólico de São Bento, depois de criar raízes, difundiu-se pela Europa toda. Isto lhe valeu, a justo título, o reconhecimento por todos de ser o pai do monaquismo ocidental. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas