Gaudium news > Presidente de Portugal convida líderes ibero-americanos para o Centenário das Aparições de Fátima

Presidente de Portugal convida líderes ibero-americanos para o Centenário das Aparições de Fátima

Cartagena das Índias – Colômbia (Segunda-feira, 31-10-2016, Gaudium Press) Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República de Portugal, fez um convite aos membros da Reunião da Cúpula Ibero-Americana para participarem das celebrações do centenário das Aparições de Nossa Senhora, em Fátima, em 2017.

Presidente de Portugal convida líderes ibero-americanos para o Centenário das Aparições de Fátima.jpg

Convite para Fátima

“Recordo, para o ano, o Centenário de Fátima, em Portugal, para o que estais convidados…”, disse Marcelo Rebelo de Sousa aos presidentes ibero americanos presentes na sessão de abertura da XXV Reunião da Cúpula Ibero-Americana, que transcorre na histórica cidade de Cartagena das Índias e tem como tema “Juventude, Empreendedorismo, Educação”.

O discurso

Na sua intervenção, o presidente da República disse que o “espírito de Cartagena é também espírito de cultura”, afirmada no “fomento” das duas línguas da comunidade ibero-americana.

“Portugal tem feito o que pode para fomentar a língua mais falada da comunidade, e naturalmente espera que os países irmãos façam também o mesmo em relação ao português”, disse o presidente.

Crenças, cultura, paz

O Presidente português referiu-se depois às “crenças” e “formas de circulação” que marcam a cultura.

Presidente de Portugal convida líderes ibero-americanos para o Centenário das Aparições de Fátima.jpg

“Na cultura entram também crenças e formas de circulação. Crenças religiosas -recordo para o ano o Centenário de Fátima em Portugal, para o que estais convidados- mas também cultura popular e jovem”, afirmou ele.

Marcelo Rebelo de Sousa referiu-se ao “espírito da paz” que marca a Reunião de Cúpula atual e disse que “a paz é uma concretização que exige um espírito comunitário para ser sustentável”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas