Gaudium news > Iraque: Depois de mais de dois anos Católicos celebram Missa em Qaraqosh

Iraque: Depois de mais de dois anos Católicos celebram Missa em Qaraqosh

Lisboa – Portugal (Terça-feira, 01-11-2016, Gaudium Press) A Catedral da Imaculada Conceição, em Qaraqosh, Iraque, voltou a acolher este domingo a celebração da Missa, pondo fim a um exílio forçado de mais de dois anos dos católicos locais, desde que a região caiu nas mãos do ‘Estado Islâmico’.

A celebração foi presidida pelo arcebispo siro-católico de Mossul, D. Yohanna Petros Mouche.

Há dois anos atrás, as diversas mídias repetiam frases que descreviam uma situação que não se deseja que sejam anunciadas novamente:

“O Estado Islâmico tomou Qaraqosh, a maior cidade cristã do Iraque; Dom Petros Mouche, bispo da cidade, teve que fugir. Mulheres grávidas e anciãos estão fugindo agora, quase sempre a pé”.

“Toda a planície de Nínive está caindo nas mãos da loucura extremista, entre o silêncio e a falta de ação das grandes potências, da ONU e da Liga Árabe”.

“Durante a noite de 6 para 7 de agosto, os habitantes de Qaraqosh, Qaramless, Bartala, Tell Keff, Ba’ashika e da planície de Nínive fugiram depois da retirada curda.”

“À meia-noite, quase todos os habitantes de Qaraqosh tinham fugido”, informava organização “Fraternité en Irak”. “Essas cidades cristãs esvaziaram-se durante a noite. Isso atinge 25% de todos os cristãos do Iraque”, afirmava Faradj Benoit Camurat, responsável pela associação Fraternité.

Às 6h daquele dia o patriarca dos caldeus, Louis Sako, lançou um apelo de ajuda:

“a maior parte das pessoas vai a pé. Quando o calor do dia apertar, o que vai acontecer com os anciãos e as mulheres grávidas? ” “É necessário que a comunidade internacional faça algo para socorrer os milhares de pessoas que fogem pelas estradas”.

Uma nova notícia sobre Qaraqosh

Hoje, uma nova notícia já pode ser anunciada sobre Qaraqosh. Ainda não é o fim esperado, porém, uma luz parece brilhar nessa véspera da solenidade em que os Católicos comemoram Todos os Sontos:

A Catedral da Imaculada Conceição, em Qaraqosh, Iraque, voltou a acolher neste domingo, 30/10, a celebração de uma Santa da Missa.

Assim, chega ao fim um exílio forçado de mais de dois anos que vinha sendo padecido pelos católicos locais, desde que a região caiu nas mãos do ‘Estado Islâmico’.

A celebração foi presidida pelo arcebispo siro-católico de Mossul, D. Yohanna Petros Mouche.

“Depois de dois anos e três meses de exílio, celebrámos a Eucaristia na Catedral que os jihadistas queriam destruir”, afirmou o prelado.

Qaraqosh é uma das cidades libertadas em outubro durante a atual ofensiva militar da coligação internacional que tem como objetivo a reconquista de Mossul. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas