Gaudium news > Memorial em Aparecida homenageia centenas de missionários redentoristas

Memorial em Aparecida homenageia centenas de missionários redentoristas

Aparecida – São Paulo (Quinta-feira, 03-11-2016, Gaudium Press) Nas proximidades da praça da Matriz Basílica, em Aparecida, está localizado o convento velho dos padres da Congregação do Santíssimo Redentor. Contudo, poucos sabem que, ao lado deste espaço, existe o extenso acervo do Memorial Redentorista, criado em 1910 com o intuito de ser um lugar para o descanso eterno dos missionários redentoristas que doaram suas vidas à Igreja e que viveram para evangelizar e acolher as pessoas.

Memorial em Aparecida homenageia a memória de missionários redentoristas.jpg

O memorial possui além dos jardins, duas capelas e um orquidário que pertencia ao missionário redentorista Padre Vítor coelho de Almeida e que foi mantido após a sua morte, em 1987.

Um dos detalhes curiosos é que Padre Vítor tem uma capela reservada para ele no local onde está seu túmulo. O sacerdote é considerado um dos grandes ícones da comunicação em Aparecida.

Memorial em Aparecida homenageia a memória de missionários redentoristas.jpg

O Memorial Redentorista foi aberto à visitação somente em 1998, quando os restos mortais de Padre Vítor foram trazidos do Santuário Nacional, local do seu primeiro sepultamento. Desde aquela época, o número de visitantes não parou de crescer. Atualmente o espaço chega a receber 15 mil fiéis por mês.

O lugar serve de descanso e memória para 132 missionários redentoristas, inclusive todos da primeira turma vinda da Alemanha em 1894.

Conforme matéria publicada no portal A12, o local passou a ser cada vez mais conhecido devido a uma postura de acolhimento aos romeiros, intensificada a partir de 2012. Hoje, o memorial conta com seis pessoas envolvidas com os trabalhos, altamente capacitadas e prontas para acolher os visitantes.

Lá, estão expostos quadros com todos os missionários redentoristas que são santos e beatos, entre eles, São João Nepomuceno Neumann, o primeiro Santo Norte Americano; São Geraldo Magela, Irmão Redentorista; Santo Afonso de Ligório, fundador da Congregação do Santíssimo Redentor; São Clemente Maria Hofbauer, que expandiu a Congregação para o mundo; Beato Pedro Donders, o missionário entre os leprosos; e Padre Valentin Von Riedl, o primeiro diretor do Seminário Santo Afonso, educador e Apóstolo Patriarca da Congregação do Brasil.

Memorial em Aparecida homenageia a memória de missionários redentoristas.jpg

Além disso, é possível apreciar um Crucifixo gigante que apresenta Cristo Rei do Universo, uma tela que apresenta Santo Afonso com os primeiros redentoristas e outra do Santíssimo Redentor, o patrono da Congregação.

O memorial fica aberto diariamente das 8h às 17h, com intervalo para almoço das 11h30, às 13h30. Aos sábados, domingos e feriados, um missionário redentorista encontra-se disponível para atendimento aos romeiros.

Vale ressaltar que em todos os sábados é rezado o terço do Padre Vítor, às 18h e, logo após, uma Santa Missa, às 19h, pela causa de beatificação do sacerdote. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas