Gaudium news > “Ressurreição é o fundamento da fé cristã”: Papa Francisco

“Ressurreição é o fundamento da fé cristã”: Papa Francisco

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 07-11-2016, Gaudium Press) Evocando ainda as recentes celebrações de Todos os Santos, o Papa Francisco afirmou neste domingo, 06/11, que a ressurreição é o “fundamento da fé cristã”.

A Ressurreição

Par uma Praça São Pedro com milhares de peregrinos e fiéis ali reunidos para a recitação da oração mariana do Angelus, o Santo Padre precisou bem o que seja seu entendimento sobre a Ressurreição:

“A ressurreição não é só o fato de reviver após a morte, mas é um novo gênero de vida que já experimentamos hoje: é a vitória sobre o nada, que já podemos saborear. A ressurreição é o fundamento da fé cristã”.

A reflexão do Papa foi inspirada na leitura do trecho do Evangelho lido em todas as Santas Missas que foram celebradas neste domingo em todo o mundo.

Nesta passagem do Santo Evangelho é descrita uma discussão de Jesus com religiosos daquela época a propósito da vida após a morte.

Crer na ressurreição é “essencial”, permitindo que o amor dos cristãos não seja “efémero e fechado em si mesmo”, disse Francisco, para, em seguida continuar sua explicação:

“Se não houvesse referência ao Paraíso e à vida eterna, o Cristianismo reduzir-se-ia a uma ética, a uma filosofia de vida. Pelo contrário, a mensagem da vida cristã vem do Céu, é revelada por Deus e vai para além deste mundo”, disse.

Realidade Provisória

O Papa quis destacar que as palavras de Jesus mostram que neste mundo se vive numa “realidade provisória” e que, no além, após a ressurreição, sem mais a morte diante de nosso “horizonte”, as relações humanas passarão as ser vividas “na dimensão de Deus, de forma transfigurada”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas