Gaudium news > No Ano da Misericórdia, Arquidiocese do Rio celebra a Festa da Unidade

No Ano da Misericórdia, Arquidiocese do Rio celebra a Festa da Unidade

Rio de Janeiro (Segunda-feira, 07-11-2016, Gaudium Press) A Arquidiocese do Rio de Janeiro, em unidade com todos os cristãos católicos, encerrará o Ano Santo da Misericórdia celebrando a Festa da Unidade. Nesta edição, terá como gesto concreto a arrecadação de alimentos para os necessitados do Haiti.

No Ano da Misericórdia, Arquidiocese do Rio celebra a Festa da Unidade.png

Além disso, as comemorações serão marcadas tanto pelo encerramento do Ano Santo da Misericórdia instituído pelo Papa Francisco para a Igreja no mundo quanto ao início do Ano Mariano em âmbito diocesano.

Em sua quarta edição, a festividade arquidiocesana ocorrerá no dia 12 de novembro, a partir das 8h, na Catedral de São Sebastião, sendo inspirada pelo tema: “Misericordiosos como o Pai” (Lc 6, 36). Na ocasião, os fiéis serão convidados a levar suas imagens de Nossa Senhora Aparecida para os momentos de bênçãos.

O convite aos católicos cariocas se deve à comemoração do Ano Mariano, uma vez que em 2017 serão completados os 300 anos do encontro da Imagem da Padroeira do Brasil nas águas do rio Paraíba do Sul.

Para toda a família arquidiocesana

Outro convite dos vigários episcopais, que junto à Coordenação Arquidiocesana de Pastoral e do bispo auxiliar Dom Luiz Henrique da Silva Brito, que estão organizando o evento, foi para os fiéis usarem as cores do seu vicariato.

“A Festa da Unidade é momento proporcionado para que toda a família arquidiocesana possa estar junta para celebrar a alegria de ser Igreja no Rio de Janeiro em meio a todas as diversidades que marcam a cidade. Não se trata de anular o que cada comunidade faz e, sim, integrar toda a riqueza da vida arquidiocesana numa grande celebração”, afirmou o coordenador arquidiocesano de pastoral, Monsenhor Joel Portella Amado.

Sendo assim, os vicariatos devem se unir a partir de suas particularidades e contribuir, cada um a seu modo, para a evangelização.

Um desejo de Dom Orani

Vale ressaltar que a Festa da Unidade é sempre celebrada um dia antes da Festa de Cristo Rei. Contudo, neste ano, foi antecipada. O motivo é que o Cardeal Arcebispo do Rio, Orani João Tempesta, estará em Roma de 15 a 21 de novembro para participar de um Consistório convocado pelo Papa Francisco.

Segundo o Monsenhor Joel, “a Festa da Unidade é um desejo de Dom Orani desde que ele chegou ao Rio de Janeiro. Por causa do Consistório, porque as datas coincidiram, ela foi antecipada, uma vez que o compromisso com o Papa precede o compromisso na diocese. Mas ela será celebrada da mesma forma que nos anos anteriores e com a participação de toda a comunidade”.

Na Catedral Metropolitana, a Porta Santa da Misericórdia recebeu os fiéis que buscavam a indulgência plenária. Durante a festa, será fechada em uma cerimônia marcada para às 8h. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas