Gaudium news > Fiéis de Natal se preparam para o início dos festejos a Nossa Senhora da Apresentação

Fiéis de Natal se preparam para o início dos festejos a Nossa Senhora da Apresentação

Natal – Rio Grande do Norte (Sexta-feira, 11-11-2016, Gaudium Press) A Festa de Nossa Senhora da Apresentação na capital potiguar tem início nesta sexta-feira, 11, e será inspirada pelo tema “Senhora da Apresentação, Mãe da Misericórdia”, inserido no contexto do Ano Jubilar da Misericórdia proclamado pelo Papa Francisco.

Fiéis de Natal se preparam para o início dos festejos a Nossa Senhora da Apresentação.jpg

A programação dos festejos tem início às 17h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), na Cidade Alta, com louvores a Maria Santíssima. Depois, às 18h, os fiéis partirão em procissão, conduzindo as cerca de 100 capelinhas com a imagem da padroeira, que estavam em peregrinação pelos lares desde 21 de setembro.

A procissão sairá da antiga Catedral e seguirá com destino à Catedral Metropolitana, onde será celebrada uma Santa Missa, às 19h30, presidida pelo Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha.

Nos demais dias, serão realizadas atividades na antiga Catedral e na Catedral Metropolitana. Pela manhã, às 5h, acontecerá Caminhada com Maria, da Igreja do Rosário para a antiga Catedral, concluindo com Missa.

Também, na antiga Catedral, às 16h30, será recitado o ofício de Nossa Senhora, e, às 17h30, missa.

Por sua vez, a Catedral Metropolitana acolherá celebrações eucarísticas às 8h, às 11h e às 16h30 (de segunda a sexta), às 11h e às 16h30 (sábado), e às 7h, 11h e às 19h (domingo). De terça a sexta-feira, das 14h30 às 16h30, serão feitos atendimento de confissões. Às 18h, recitação do Santo Terço e, às 19h, novena.

No encerramento das festividades, em 21 de novembro, a programação começará a partir das 0h, com a Vigília na Pedra do Rosário. Em seguida, às 3h30, procissão fluvial. Às 5h, Missa na Pedra do Rosário, presidida pelo Padre Fábio Pinheiro, vigário episcopal norte e pároco de João Câmara. Às 7h30, missa solene na Antiga Catedral, presidida pelo Arcebispo emérito, Dom Matias Patrício de Macedo. Às 10h, cerimônia solene na Catedral Metropolitana, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.

Na parte da tarde, às 16h, haverá uma procissão, saindo da Antiga Catedral. E às 18h, os devotos marianos serão convidados a participar da Santa Missa Solene de encerramento da Festa da Padroeira, em frente à Catedral Metropolitana.

Vale ressaltar que o Ano Jubilar da Misericórdia na Arquidiocese de Natal será encerrado neste mesmo dia em que serão concluídas as homenagens à Nossa Senhora da Apresentação, durante a solenidade às 10h.

Como marco da vivência do Ano Jubilar arquidiocesano, a Porta Santa da Catedral ganhará uma inscrição que faz referência à cerimônia. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Natal

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas