Gaudium news > Cardeal pede à Birmânia reabilitar escolas católicas para recuperar qualidade de educação

Cardeal pede à Birmânia reabilitar escolas católicas para recuperar qualidade de educação

Rangum – Birmânia (Sexta-feira, 11-11-2016, Gaudium Press) O Cardeal Charles Maung Bo, Arcebispo de Rangum, Birmânia, ofereceu o apoio da Igreja na recuperação da qualidade da educação do país através da restituição das escolas católicas nacionalizadas em 1965. Na década de 1950 o país tinha as normas educativas mais altas do continente graças à qualidade das escolas de inspiração cristã. “A Igreja está pronta para contribuir mais uma vez”, afirmou o purpurado segundo informou UCANews.

Cardeal pede à Birmânia reabilitar escolas católicas para recuperar qualidade de educação.jpg

“A educação é chave. É vital para qualquer país”, declarou o Cardeal em uma visita recente ao Reino Unido. “E é particularmente vital para meu país da Birmânia quando começamos um caminho para um sistema mais democrático, uma sociedade mais aberta”. Birmânia celebrou em novembro de 2015 as primeiras eleições livres desde 1990, sendo instalado um novo Parlamento no dia 1º de fevereiro de 2016 e chegando ao poder o primeiro Presidente não militar desde 1962, Htin Kyaw.

Apesar de ser uma pequena minoria em um país majoritariamente budista, a Igreja Católica desenvolve um intenso trabalho. Os membros da Igreja estão “onde não está o governo. Estamos oferecendo educação, saúde e meios de vida (…), mas também enfrentamos limitações”. O Cardeal recordou que há 50 anos fecharam as escolas católicas, expulsaram os missionários e o estado se apropriou de bens da Igreja.

“Eu digo ao Governo da Birmânia: devolva-nos nossas escolas, e permita-nos voltar a educar o nosso povo”, expressou o Cardeal Bo. A ajuda da Igreja à povoação da Birmânia não se limita ao território nacional, mas se estende a países como Tailândia, onde mais de 1.600 imigrantes legais e ilegais da Birmânia recebem formação técnica, ensinamento do idioma local e assessoria legal para regularizar sua situação migratória por parte da Comissão Nacional Católica sobre os Migrantes. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas